Ação docente e desenvolvimento curricular: aproximações ao tema

Authors

  • Miriam Celí Pimentel Porto Foresti UNESP - Botucatu - SP

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Miriam Celí Pimentel Porto Foresti, UNESP - Botucatu - SP

Professora Doutora, UNESP - Botucatu - SP

References

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis : Vozes, 1996.

CUNHA, M. I. da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara : JM, 1998.

CUNHA, M. I. da. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília : INEP, 2000, p. 45-52.

CUNHA, M. I. da. Aportes teóricos e reflexões da prática: a emergente reconfiguração dos currículos universitários. In: MASETTO, M. T. (org.) Docência na universidade. 2. ed. Campinas : Papirus, 2000 (Práxis), p. 27-38.

CUNHA, M. I. da; LEITE, D. B. C. Decisões pedagógicas e estruturas de poder na universidade. Campinas : Papirus, 1996 (Magistério: formação e trabalho pedagógico).

LEITE, D. B. C., MOROSINI, M. C. (orgs.) Universidade futurante: produção do ensino e inovação. Campinas : Papirus, 1997 (Magistério: formação e trabalho pedagógico).

MOROSINI, M. C. Docência universitária e desafios da realidade nacional. In: MOROSINI, M. C. (org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília : INEP, 2000, p. 11-20.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Porto : Porto, 1991. NÓVOA, A. (org.) Profissão professor. Porto : Porto, 1992.

NÓVOA, A. Universidade e formação docente. Entrevista. Interface – Comunic, Saúde, Educ, v. 4, n. 7, p. 129-37, ago. 2000. SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro : Graa, 1989.

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo : Cortez, 1996.

VEIGA, I. P. A., CASTANHO, M. E. L. M. (orgs.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas : Papirus, 2000 (Magistério: formação e trabalho pedagógico).

Published

25-01-2001

How to Cite

Foresti, M. C. P. P. (2001). Ação docente e desenvolvimento curricular: aproximações ao tema. Revista Da ABENO, 1(1), 13–16. Retrieved from https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1302

Issue

Section

Anais de Reunião