Ação docente e desenvolvimento curricular: aproximações ao tema
Descargas
Citas
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis : Vozes, 1996.
CUNHA, M. I. da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara : JM, 1998.
CUNHA, M. I. da. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília : INEP, 2000, p. 45-52.
CUNHA, M. I. da. Aportes teóricos e reflexões da prática: a emergente reconfiguração dos currículos universitários. In: MASETTO, M. T. (org.) Docência na universidade. 2. ed. Campinas : Papirus, 2000 (Práxis), p. 27-38.
CUNHA, M. I. da; LEITE, D. B. C. Decisões pedagógicas e estruturas de poder na universidade. Campinas : Papirus, 1996 (Magistério: formação e trabalho pedagógico).
LEITE, D. B. C., MOROSINI, M. C. (orgs.) Universidade futurante: produção do ensino e inovação. Campinas : Papirus, 1997 (Magistério: formação e trabalho pedagógico).
MOROSINI, M. C. Docência universitária e desafios da realidade nacional. In: MOROSINI, M. C. (org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília : INEP, 2000, p. 11-20.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Porto : Porto, 1991. NÓVOA, A. (org.) Profissão professor. Porto : Porto, 1992.
NÓVOA, A. Universidade e formação docente. Entrevista. Interface – Comunic, Saúde, Educ, v. 4, n. 7, p. 129-37, ago. 2000. SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro : Graa, 1989.
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo : Cortez, 1996.
VEIGA, I. P. A., CASTANHO, M. E. L. M. (orgs.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas : Papirus, 2000 (Magistério: formação e trabalho pedagógico).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).