Acadêmicos de Odontologia no combate à COVID-19

percepção discente sobre um projeto de extensão interprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1665

Palavras-chave:

Infecções por Coronavírus, Odontologia, Relações Comunidade-Instituição, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a percepção dos discentes de Odontologia quanto sua participação nas ações extensionistas interprofissionais no enfrentamento da pandemia de COVID19. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, transversal e descritivo, por meio de roteiro com perguntas abertas e questionário estruturado autoaplicado, enviado para estudantes participantes no Projeto de Extensão Universitária por meio da atenção às divisas rodoviárias do Estado do Paraná e/ou da atuação como atendentes em serviço de telessaúde para enfrentamento da COVID-19 (Central de Informações COVID-19) e/ou na Farmácia Especial do Estado do Paraná. A análise dos relatos foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Todos os estudantes de Odontologia que participaram do projeto aceitaram responder a essa pesquisa. Foram identificadas como principais contribuições do Projeto de Extensão para a sua formação a obtenção de novos conhecimentos, a oportunidade de atuação interprofissional, a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, o aprendizado técnico-científico, a promoção de acolhimento, da escuta qualificada e de atendimento humanizado. Deste modo, conclui-se que está atendendo às diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, promovendo a formação integral e cidadã dos estudantes, propiciando a vivência dos seus conhecimentos, de modo interprofissional e interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thabata Cristy Zermiani, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Políticas Públicas, Professora assistente, Curso de Odontologia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Ruann Oswaldo Carvalho da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Políticas Públicas na Universidade Federal do Paraná e em Odontologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Rubia Daniela Thieme, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Políticas Públicas, Professora Assistente, Curso de Nutrição, Universidade Positivo.

Erildo Vicente Muller, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Saúde Coletiva, Professor associado, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Rafael Gomes Ditterich, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Odontologia (Saúde Coletiva), Professor Associado, Curso de Odontologia, Universidade Federal do Paraná.

Referências

Brasil. Resolução nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun.2021, Seção 1, p. 77.

Costa I CC, Unfer B, Oliveira AGRC, Arcieri RM, Saliba NA, Mimaz S. Integração Universidade-comunidade: análise das atividades extra-murais em Odontologia nas Universidades brasileiras. Rev Cons Reg Odontol. 2000; 3(6):146-53.

Moraes SLDD, Tamaki R, Sobral APV, Júnior JFS, Leão RDS, Silva BGD, Gomes J MDL. Impacto de uma experiência extensionista na formação universitária. Rev Cir Traumatol Buco-maxilo-fac 2016; 16(1):39-44.

Brasil. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2018, Seção 1, p. 49.

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3.ed. Brasília: MS; 2010.

Zhu N, Zhang D, Wang W, Li X, Yang B, Song J, et al. A novel coronavirus from patients with pneumonia in China, 2019. N Engl J Med. 2020; 382(8):727-33.

Rodriguez-Morales AJ, Cardona Ospina JA, Gutiérrez-Ocampo E, Villamizar-Peña R, Holguin-Rivera Y, Escalera-Antezana JP, et al. Clinical, laboratory and imaging features of COVID-19: a systematic review and meta-analysis. Travel Med Infect Dis. 2020;34:101623.

Caldas JP, Tavares M. Epidemiologia da COVID-19. Da emergência um novo vírus humano à disseminação global de uma nova doença – Doença por Coronavírus 2019 [Internet]. 2020 [Acesso em 24 mar. 2021]. Disponível em: http://asset.youoncdn.com/ab296ab30c207ac641882479782c6c34/070b44658f5569888804a14826ae273c.pdf.

Singhal T. A review of coronavirus disease2019 (COVID-19). Indian J Pediatr. 2020;87(4):281-6.

Silva ACR, de Jesus TS, Santos SS, Santos GJ, Rodrigues WP. Covid-19, o novo coronavírus: um alerta emergencial para as principais estratégias de prevenção da saúde pública. Scire Salutis. 2020;10(2):26-34.

Paraná. Decreto nº 4230 de 16 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19. [Acesso em 11 nov. 2021]. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/287819206/doepr-caderno-normal-executivo-16-03-2020-pg-3.

Universidade Federal do Paraná. Despacho nº 38/2020/UFPR/R/GAB/SOC. Suspensão dos Calendários Acadêmicos da UFPR. [Acesso em 11 nov. 2021]. Disponível em: http://www.soc.ufpr.br/portal/wp-content/u ploads/2020/03/Ad-Referendum-Suspens%C3%A3o-dos-Calend%C3%A1rios-Acad%C3%AAmicos-da-UFPR.pdf.

Fundação Araucária. Chamada Pública 09/2020. Ação de Extensão Contra o Novo Coronavírus. Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavirus. [Acesso em 11 nov. 2021]. Disponível em: http://www.seti.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/fil es/documento/2020-03/chama_publica_combate_ao_coronavirus.pdf.

Silva ROC, Bonan KFZ, Rosa FC, Cunha GR, Müller EV, Favero GM, et al. Ações extensionistas na prevenção, cuidados e combate à pandemia por Coronavírus nas divisas do Paraná. J Nurs Health. 2020;10:e20104025.

Perez J, Schonrock J, Cardoso LS, Silva MN, Oliveira NR, Gomes SR, et al. Central de Informações Covid-19 como ação de enfrentamento ao novo coronavírus: Relato de experiência. Rev Saúde Desenv Hum. 2021; 9(3):1-12.

Godoy AS. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Rev Admin Empresas. 1995; 35(2):57-63.

Minayo MCS. Análise Qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc Saúde Colet. 2012;17(3): 621-6.

Fraser MTD, Gondim SMG. Da fala do outro ao texto negociado: Discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia. 2004; 14(28):139-52.

Schmidt B, Palazzi A, Piccinini CA. Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19. Rev Fam Ciclos Vida Saúde Contexto Soc. 2020; 8(4), 960-6.

Lefèvre F, Lefèvre AMC. O pensamento coletivo como soma qualitativa. Faculdade de Saúde Pública / USP, São Paulo; 2003. [Acesso em 14 jul. 2021]. Disponível em: http://www.fsp.usp.br/qualisaude/soma%20qualitativa%209%20de%20fevereiro%20de%202004.htm.

Lefèvre F, Lefèvre AMC. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Líber Livro Editora; 2005.

Lefèvre F, Lefèvre AMC. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: EDUSC; 2005.

Lefèvre F, Lefèvre AMC. Pesquisa de Representação Social: Um enfoque Qualiquantitativo. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora; 2012.

Lefèvre F, Lefèvre AMC. O Sujeito Coletivo que fala. Interface Comun Saúde Educ. 2006; 10(20): 517-24.

Silva WP. Extensão universitária: um conceito em construção. Extensão & Sociedade. 2020; 11(2):21-32.

World Health Organization. Framework for action on interprofessional education & collaborative practice. World Health Organization: Geneva; 2010.

Souza, SVD, Rossit, RAS. Dilemas e Perspectivas dos recursos humanos em saúde no contexto da pandemia. Enferm Foco. 2020; 11(1):68-73.

Fadel CB, Bordin D, Kuhn E, Martins LD. O impacto da extensão universitária sobre a formação acadêmica em Odontologia. Interface Comun Saúde Educ. 2013; 17(47): 937-46.

Souza KC, da Costa LP, Barreto NMF, Siqueira AAMG, de Souza SS, Rocha ES, et al. Políticas públicas e educação em saúde nos projetos de extensão na universidade. Res Soc Devel. 2021; 10(4), e58010414379.

Moimaz SAS, Bordin D, Gomes AM de P, Fadel CB, Garbin CAS, Saliba NA. Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev ABENO. 2015; 15(4): 45-54.

Celuppi IC, Lima GDS, Rossi E, Wazlawick RS, Dalmarco EM. Uma análise sobre o desenvolvimento de tecnologias digitais em saúde para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil e no mundo. Cad Saúde Públ. 2021; 37(3):e00243220.

Caetano R, Silva AB, Guedes ACCM, Paiva CCND, Ribeiro GDR, Santos DL, Silva RMD. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cad Saúde Públ. 2020; 36, e00088920.

Nascimento ADA, de Holanda LAL, Borges BS, Pereira FT, Frade AL, de Barros Santos C. de Lacerda Vidal AK. Teleodontologia, Formação Profissional e Assistência Odontológica no Sistema Único de Saúde Brasileiro: Relato de Experiência. J Health. 2020; 1(1):51-67.

Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO-226, de 04 de junho de 2020. Dispõe sobre o exercício da Odontologia a distância, mediado por tecnologias, e dá outras providências. [Acesso em 26 jun. 2021]. Disponível em: https://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/R ESOLU%c3%87%c3%83O/SEC/2020/226.

Pizzolatto G, Dutra MJ, Corralo DJ. A extensão universitária na formação do cirurgião-dentista. Rev ABENO. 2021; 21(1): 974.

Publicado

26-01-2022

Como Citar

Zermiani, T. C., Silva, R. O. C. da, Thieme, R. D., Muller, E. V., & Ditterich, R. G. . (2022). Acadêmicos de Odontologia no combate à COVID-19: percepção discente sobre um projeto de extensão interprofissional. Revista Da ABENO, 22(2), 1665. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1665

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica