Acadêmicos de Odontologia no combate à COVID-19
percepção discente sobre um projeto de extensão interprofissional
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1665Palavras-chave:
Infecções por Coronavírus, Odontologia, Relações Comunidade-Instituição, EducaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo relatar a percepção dos discentes de Odontologia quanto sua participação nas ações extensionistas interprofissionais no enfrentamento da pandemia de COVID19. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, transversal e descritivo, por meio de roteiro com perguntas abertas e questionário estruturado autoaplicado, enviado para estudantes participantes no Projeto de Extensão Universitária por meio da atenção às divisas rodoviárias do Estado do Paraná e/ou da atuação como atendentes em serviço de telessaúde para enfrentamento da COVID-19 (Central de Informações COVID-19) e/ou na Farmácia Especial do Estado do Paraná. A análise dos relatos foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Todos os estudantes de Odontologia que participaram do projeto aceitaram responder a essa pesquisa. Foram identificadas como principais contribuições do Projeto de Extensão para a sua formação a obtenção de novos conhecimentos, a oportunidade de atuação interprofissional, a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, o aprendizado técnico-científico, a promoção de acolhimento, da escuta qualificada e de atendimento humanizado. Deste modo, conclui-se que está atendendo às diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, promovendo a formação integral e cidadã dos estudantes, propiciando a vivência dos seus conhecimentos, de modo interprofissional e interdisciplinar.
Downloads
Referências
Brasil. Resolução nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun.2021, Seção 1, p. 77.
Costa I CC, Unfer B, Oliveira AGRC, Arcieri RM, Saliba NA, Mimaz S. Integração Universidade-comunidade: análise das atividades extra-murais em Odontologia nas Universidades brasileiras. Rev Cons Reg Odontol. 2000; 3(6):146-53.
Moraes SLDD, Tamaki R, Sobral APV, Júnior JFS, Leão RDS, Silva BGD, Gomes J MDL. Impacto de uma experiência extensionista na formação universitária. Rev Cir Traumatol Buco-maxilo-fac 2016; 16(1):39-44.
Brasil. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2018, Seção 1, p. 49.
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3.ed. Brasília: MS; 2010.
Zhu N, Zhang D, Wang W, Li X, Yang B, Song J, et al. A novel coronavirus from patients with pneumonia in China, 2019. N Engl J Med. 2020; 382(8):727-33.
Rodriguez-Morales AJ, Cardona Ospina JA, Gutiérrez-Ocampo E, Villamizar-Peña R, Holguin-Rivera Y, Escalera-Antezana JP, et al. Clinical, laboratory and imaging features of COVID-19: a systematic review and meta-analysis. Travel Med Infect Dis. 2020;34:101623.
Caldas JP, Tavares M. Epidemiologia da COVID-19. Da emergência um novo vírus humano à disseminação global de uma nova doença – Doença por Coronavírus 2019 [Internet]. 2020 [Acesso em 24 mar. 2021]. Disponível em: http://asset.youoncdn.com/ab296ab30c207ac641882479782c6c34/070b44658f5569888804a14826ae273c.pdf.
Singhal T. A review of coronavirus disease2019 (COVID-19). Indian J Pediatr. 2020;87(4):281-6.
Silva ACR, de Jesus TS, Santos SS, Santos GJ, Rodrigues WP. Covid-19, o novo coronavírus: um alerta emergencial para as principais estratégias de prevenção da saúde pública. Scire Salutis. 2020;10(2):26-34.
Paraná. Decreto nº 4230 de 16 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19. [Acesso em 11 nov. 2021]. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/287819206/doepr-caderno-normal-executivo-16-03-2020-pg-3.
Universidade Federal do Paraná. Despacho nº 38/2020/UFPR/R/GAB/SOC. Suspensão dos Calendários Acadêmicos da UFPR. [Acesso em 11 nov. 2021]. Disponível em: http://www.soc.ufpr.br/portal/wp-content/u ploads/2020/03/Ad-Referendum-Suspens%C3%A3o-dos-Calend%C3%A1rios-Acad%C3%AAmicos-da-UFPR.pdf.
Fundação Araucária. Chamada Pública 09/2020. Ação de Extensão Contra o Novo Coronavírus. Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavirus. [Acesso em 11 nov. 2021]. Disponível em: http://www.seti.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/fil es/documento/2020-03/chama_publica_combate_ao_coronavirus.pdf.
Silva ROC, Bonan KFZ, Rosa FC, Cunha GR, Müller EV, Favero GM, et al. Ações extensionistas na prevenção, cuidados e combate à pandemia por Coronavírus nas divisas do Paraná. J Nurs Health. 2020;10:e20104025.
Perez J, Schonrock J, Cardoso LS, Silva MN, Oliveira NR, Gomes SR, et al. Central de Informações Covid-19 como ação de enfrentamento ao novo coronavírus: Relato de experiência. Rev Saúde Desenv Hum. 2021; 9(3):1-12.
Godoy AS. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Rev Admin Empresas. 1995; 35(2):57-63.
Minayo MCS. Análise Qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc Saúde Colet. 2012;17(3): 621-6.
Fraser MTD, Gondim SMG. Da fala do outro ao texto negociado: Discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia. 2004; 14(28):139-52.
Schmidt B, Palazzi A, Piccinini CA. Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19. Rev Fam Ciclos Vida Saúde Contexto Soc. 2020; 8(4), 960-6.
Lefèvre F, Lefèvre AMC. O pensamento coletivo como soma qualitativa. Faculdade de Saúde Pública / USP, São Paulo; 2003. [Acesso em 14 jul. 2021]. Disponível em: http://www.fsp.usp.br/qualisaude/soma%20qualitativa%209%20de%20fevereiro%20de%202004.htm.
Lefèvre F, Lefèvre AMC. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Líber Livro Editora; 2005.
Lefèvre F, Lefèvre AMC. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: EDUSC; 2005.
Lefèvre F, Lefèvre AMC. Pesquisa de Representação Social: Um enfoque Qualiquantitativo. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora; 2012.
Lefèvre F, Lefèvre AMC. O Sujeito Coletivo que fala. Interface Comun Saúde Educ. 2006; 10(20): 517-24.
Silva WP. Extensão universitária: um conceito em construção. Extensão & Sociedade. 2020; 11(2):21-32.
World Health Organization. Framework for action on interprofessional education & collaborative practice. World Health Organization: Geneva; 2010.
Souza, SVD, Rossit, RAS. Dilemas e Perspectivas dos recursos humanos em saúde no contexto da pandemia. Enferm Foco. 2020; 11(1):68-73.
Fadel CB, Bordin D, Kuhn E, Martins LD. O impacto da extensão universitária sobre a formação acadêmica em Odontologia. Interface Comun Saúde Educ. 2013; 17(47): 937-46.
Souza KC, da Costa LP, Barreto NMF, Siqueira AAMG, de Souza SS, Rocha ES, et al. Políticas públicas e educação em saúde nos projetos de extensão na universidade. Res Soc Devel. 2021; 10(4), e58010414379.
Moimaz SAS, Bordin D, Gomes AM de P, Fadel CB, Garbin CAS, Saliba NA. Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev ABENO. 2015; 15(4): 45-54.
Celuppi IC, Lima GDS, Rossi E, Wazlawick RS, Dalmarco EM. Uma análise sobre o desenvolvimento de tecnologias digitais em saúde para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil e no mundo. Cad Saúde Públ. 2021; 37(3):e00243220.
Caetano R, Silva AB, Guedes ACCM, Paiva CCND, Ribeiro GDR, Santos DL, Silva RMD. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cad Saúde Públ. 2020; 36, e00088920.
Nascimento ADA, de Holanda LAL, Borges BS, Pereira FT, Frade AL, de Barros Santos C. de Lacerda Vidal AK. Teleodontologia, Formação Profissional e Assistência Odontológica no Sistema Único de Saúde Brasileiro: Relato de Experiência. J Health. 2020; 1(1):51-67.
Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO-226, de 04 de junho de 2020. Dispõe sobre o exercício da Odontologia a distância, mediado por tecnologias, e dá outras providências. [Acesso em 26 jun. 2021]. Disponível em: https://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/R ESOLU%c3%87%c3%83O/SEC/2020/226.
Pizzolatto G, Dutra MJ, Corralo DJ. A extensão universitária na formação do cirurgião-dentista. Rev ABENO. 2021; 21(1): 974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).