Bibliometric analysis of undergraduate final work in a Northeast Brazilian Dental School
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.172Keywords:
Bibliometrics. Scientific Publication Indicators. Dentistry.Abstract
The aim of the study was to identify trends in scientific production of the dentistry course, by Undergraduate Final Work (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC), which are the development of a research by undergraduate student, based on the need of knowledge production and continuing education. It is a bibliometric research through cross-sectional, observational descriptive study with a quantitative approach. It was observed predominance of cross-sectional studies, developed with humans, focused on clinical area and 82% performed with primary data. Of the total, 62% were submitted to the ethics committee in research. It was observed that 81% of the references cited were journal articles, 11% books, 3% theses and dissertations, and 5% other documents, in particular websites or official publications. The TCC must be understood as fundamental to stimulate creativity achievement, lifelong learning and the pursuit of knowledge by students from the research and not merely a task required by the Pedagogic Project. It would be also important to emphasize the construction of projects consistent with the principles of the National Curriculum Guidelines of Dentistry courses, particularly with studies to commit the advances in the Unified Health System research. The profile of scientific production from UFRN dental course conducted for TCC is mostly sectional studies on clinical area, with primary data collection, which are obtained in own premises of the course. Most of the projects are submitted to the CEP and uses scientific articles as references.
Downloads
References
Finkler M, Caetano JC, Ramos FRS. A dimensão ética da formação profissional em saúde: estudo de caso com cursos de graduação em odontologia. Ciênc Saúde Coletiva 2011;16(11):4481-92
Casotti E, Ribeiro VMB, Gouvea MV. Educação em odontologia no Brasil: produção de conhecimento no período 1995-2006. História, Ciências, Saúde 2009;16(4):999-1010.
Demo P. Educar pela Pesquisa. 8ª ed. Campinas: Editores Associados, 2003
Guedes HTV, Guedes JC. Avaliação, pelos estudantes, da atividade "Trabalho de Conclusão de Curso" como integralização do eixo curricular de iniciação à pesquisa científica em um curso de Medicina. Rev Bras Educ Med. 2012; 36(2):162-71.
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes curriculares nacionais do curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 10, 4 mar. 2002.
Heyden MST, Resck ZMR, Gradim CVC. A pesquisa na graduação em enfermagem: requisito para conclusão do curso. Rev Bras Enferm 2003;56(4):409-11.
Cartes-Velasquez R, Aravena-Torres P. Perfil bibliométrico de la odontológia chilena, 2001-2010. Rev Clin Periodoncia Implantol Rehabil. Oral 2012;5(1):5-8.
Cury JA. The evolution of dental research in Brazil. Braz Oral Res. 2004;18(2):97.
Dias AA, Narvai PC, Rego DM. Tendências da produção científica em odontologia no Brasil. Pan Am J Public Health 2008;24(1):54-60.
Amorim KPC, Alves MSCF, Germano RM. A construção do conhecimento na Odontologia: a produção científica em debate. Acta Cir Bras. 2005;20(suppl1):8-11.
Vanti NAP. Da bibliometria à Webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ci Inf 2002;31(2):152-62.
Araújo CA. Bibliometria: evolução história e questões atuais. Em Questão 2006; 12(1):11-32.
Saupe R, Wendhausen ALP, Machado HB. Modelo para a implantação ou revitalização dos trabalhos de conclusão de curso. Rev Latino-am Enfermagem 2004;12(1):109-14.
Braccialli LAD, Oliveira MAC. Concepções de avaliação de desempenho em um currículo orientado por competência. Rev Esc Enferm USP 2011,45(5):1221-8.
Lemos M, Bazzo LMF. Formação do fonoaudiólogo no município de Salvador e consolidação do SUS. Ciênc. Saúde Coletiva 2010;15(5):2563-68.
Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Rev ABENO 2004;4(1):17-21.
Silveira JLGC. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Graduação em odontologia: historicidade, legalidade e legitimidade. Pesq Bras Odontoped Clin Integr 2004;4(2):151-56.
Freitas SFT, Calvo MCM, Lacerda JT. Saúde coletiva e novas diretrizes curriculares em odontologia: uma proposta para graduação. Trab Educ Saúde 2012;10(2):223-34.
Noro LRA, Torquato SM. Percepção sobre o aprendizado de saúde coletiva e o SUS entre alunos concludentes de curso de odontologia. Trab Educ Saúde 2011;8(3) :439-447.
Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formandos do curso de odontologia sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trab Educ Saúde 2013;11(2):339-54.
Kovacs MH, Leão ALMS, Vieira RG, Barbosa L, Dias CM. Podemos confiar nos resultados de nossas pesquisas? Uma avaliação dos procedimentos metodológicos nos artigos de marketing do EnANPAD. Encontro de Marketing da ANPAD, I EMA, 2004. Anais.
Grady D, Hearst N. Usando bases de dados existentes. In: Hulley SB (org). Delineando a pesquisa clínica. Uma abordagem epidemiológica. Porto Alegre: Artmed. 2008. p. 225-39.
Klein CH, Bloch KV. Estudos seccionais. IN: Medronho RA, Bloch K. Epidemiologia. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2008. p.193-219.
Newman T, Cummings S, Hulley SB. Delineando estudos de coorte. In: ¬¬¬Hulley SB (org). Delineando a pesquisa clínica. Uma abordagem epidemiológica. Porto Alegre : Artmed, 2008. p. 115-25.
Sitta EI, Arakawa AM, Caldana ML, Peres SHCS. A contribuição de estudos transversais na área da linguagem com enfoque em afasia. Rev CEFAC 2010;12(6):1059-66.
Hochman B, Xerfan FN, Oliveira Filho RS, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cir Bras. 2005;20(2):2-9.
Mota MMPE. Metodologia da pesquisa em desenvolvimento humano: velhas questões revisitadas. Psicologia em Pesquisa 2010;4(2):144-49.
Lo B. Delineando estudos transversais e de caso-controle. In: HULLEY Stephen (org). Delineando a pesquisa clínica. Uma abordagem epidemiológica. Ed: Artmed, 2008. p. 243-56.
Dudziak EA, Villela COM, Barbin SE. Impacto da Internet e das bibliotecas digitais na pesquisa científica: o caso da Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP. In: Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, 3, 2005, São Paulo. SIDB: trabalhos. São Paulo: CRUESP/ ISTEC, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).