Análise bibliométrica de Trabalhos de Conclusão de um Curso de Odontologia no Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.172Palabras clave:
Bibliometria. Indicadores de Produção Científica. OdontologiaResumen
O objetivo do presente estudo foi identificar a tendência da produção científica de um curso de Odontologia, a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), os quais consistem no desenvolvimento de pesquisa por aluno de graduação, baseado na necessidade da produção de conhecimento e educação permanente. Trata-se de uma pesquisa bibliométrica por meio de estudo transversal, de caráter observacional descritivo, com abordagem quantitativa. Observou-se o predomínio de estudos seccionais, desenvolvidos com seres humanos como sujeitos da pesquisa, com enfoque na área clínica, sendo 82% realizados com dados primários. Do total, 62% foram submetidos ao comitê de ética em pesquisa institucional. Observou-se que das referências analisadas, 81% eram artigos em periódicos, 11% livros, 3% teses e dissertações e 5% outros documentos, em especial de sites ou publicações oficiais. O TCC deve ser compreendido como conquista fundamental para estimular a criatividade, a educação permanente e a busca dos alunos por conhecimento a partir da pesquisa e não uma mera tarefa exigida pelo Projeto Pedagógico. Seria importante, também, enfatizar a construção de projetos de pesquisa coerentes com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Odontologia, em especial com estudos que pudessem se comprometer com avanços no Sistema Único de Saúde. O perfil da produção científica do curso de odontologia da UFRN realizada para o TCC é majoritariamente de estudos seccionais sobre temas de áreas clínicas, com coleta de dados primários, os quais são obtidos nas próprias dependências do curso. A maioria dos projetos é submetida ao CEP e utiliza artigos científicos como referências.Descargas
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