Curriculum redesign of the Dental school of the Federal University of Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.676Keywords:
Education. Dentistry. Curriculum.Abstract
The aim of the paper is to report the experience of faculty members of a Dental school during the process of developing and implementing a new academic program (AP). The AP has been redesigned taking into consideration the characterization of the course by discussing the profile of alumni, physical structure, objectives, curriculum structure, academic internships and methodological design. The new curriculum was implemented in 2012 and it focuses on interdisciplinarity, integrated outpatient clinics and a mandatory traineeship that consists of more than 40% of the curriculum between intra- and extra-mural activities. Difficulties were encountered during the implementation of the new program and the academic community sought tools to minimize them. The new education program is dynamic, and it has been improving every year.
Downloads
References
Brito RM. 100 anos UFAM. 2nd ed. Manaus: EDUA; 2011.
Lemos CLS. A implantação das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil: algumas reflexões. Rev ABENO. 2005;5(1):80-5.
Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ. Currículo integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface Comunic Saude Educ. 2012;16(41):529-42.
Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formandos do curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais. Trab Educ Saúde. 2013;11(2):339-54.
Souza MCA, Casotti E, Mello ACF, Goyata FR, Souza TC, Albuquerque CJM. Interdisciplinaridade no Ensino Superior: de imagem-objetivo à realidade. Rev Bras Educ Méd. 2012;36(1 Suppl 2):158-63.
Werneck MAF, Senna MIBS, Drumond MM, Lucas SD. Nem tudo é estágio: contribuições para o debate. Ciênc Saúde Colet. 2010;15(1):221-31.
Oliveira ER, Codato LAB, Massaoka ST, Gabriel M. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: formação baseada nos pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev ABENO. 2011;11(1):43-6.
Santa Rosa TTA, Vargas AMD, Ferreira EF. O internato rural e a formação de estudantes do Curso de Odontologia da UFMG. Interface Comunic Saúde Educ. 2007;11(23):451-66.
Francisco KMS, Moimaz SAS, Diniz DG, Saliba NA. Oferta e Distribuição de Estágio Supervisionado em Cursos de Odontologia do Estado de Minas Gerais, Brasil. Biosci J. 2010;26(1):152-60.
Batista MJ, Gibilini C, Kobayashi HM, Fereira LL, Gonçalo CS, Sousa MLR. Relato de Experiência da interação entre universidade, comunidade e Unidade de Saúde da Família em Piracicaba, SP, Brasil. Arq Odontol. 2010;46(3):144-51.
Salvador LDS, Sant’ana PA. Projetos pedagógicos de cursos de saúde e sua articulação com as políticas públicas para a formação em saúde no Brasil. Rev Docência Ens Sup. 2017;7(1):185-202.
Cortela BSC. Práticas inovadoras no ensino de graduação na perspectiva de professors universitários. Rev Docência Ens Sup. 2016 Out; 6(2):9-34.
Teófilo TJS, Santos NLP, Baduy RS. Betting on change in medical education: trajectories of a medical school. Interface Comunic Saúde Educ. 2017;21(60):177-88.
Althaus MTM, Bagio VA. As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária. Rev Docência Ens Sup. 2017;7(2):79-96.
Hypolito AM. Currículo e projeto político-pedagógico: implicações na gestão e no trabalho docente. Cad Educ. 2014; XVIII:11-26.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).