Os caminhos da reformulação do Projeto Pedagógico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas

Autores/as

  • Emílio Carlos Sponchiado Júnior Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0001-7677-7682
  • Nikeila Chacon de Oliveira Conde Universidade Federal do Amazonas.
  • Izabelly Esteves Bittencourt Martins Universidade Federal do Amazonas
  • Flávia Cohen Carneiro Universidade Federal do Amazonas
  • Janete Maria Rebelo Vieira Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Augusta Bessa Rebelo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.676

Palabras clave:

Educação. Odontologia. Currículo.

Resumen

Este artigo relata a experiência de uma Faculdade de Odontologia durante o processo de construção e implementação de um novo projeto pedagógico (PP). O PP foi reformulado desde a caracterização do curso com as discussões sobre perfil de egresso, passando pela estrutura de funcionamento, objetivos, matriz curricular, estágios e concepção metodológica. Durante 12 meses foram utilizadas diversas ferramentas para sensibilização do corpo docente, incluindo a realização de semanas pedagógicas, oficinas, encontros pedagógicos e discussões nas assembleias docentes. O novo currículo foi implementado em 2012 evidenciando a interdisciplinaridade, a formatação de ambulatórios integrados e um estágio curricular obrigatório que compreende mais de 40% da matriz curricular entre atividades intra e extramuros. Dificuldades foram encontradas durante a implementação e a comunidade acadêmica buscou ferramentas para minimizá-las, fazendo com que o projeto continue dinâmico e amadureça a cada ano.

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Biografía del autor/a

Emílio Carlos Sponchiado Júnior, Universidade Federal do Amazonas

Professor Associado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas.

Nikeila Chacon de Oliveira Conde, Universidade Federal do Amazonas.

Professora Associada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas.

Izabelly Esteves Bittencourt Martins, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Mestrado em Odontologia da UFAM

Flávia Cohen Carneiro, Universidade Federal do Amazonas

Professora Associada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas.

Janete Maria Rebelo Vieira, Universidade Federal do Amazonas

Professora Associada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas.

Maria Augusta Bessa Rebelo, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

13-07-2019

Cómo citar

Sponchiado Júnior, E. C., Conde, N. C. de O., Martins, I. E. B., Carneiro, F. C., Vieira, J. M. R., & Rebelo, M. A. B. (2019). Os caminhos da reformulação do Projeto Pedagógico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas. Revista Da ABENO, 19(2), 13–21. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.676

Número

Sección

Artículo