Evaluation of curriculum norms according to the National Curriculum Guidelines for graduate studies in Dentistry

Authors

  • Lívia Maria Lopes de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Lívia Mirelle Barbosa Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).
  • Helder Lima Rebelo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Thiago Coelho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Gustavo Pina Godoy Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.844

Keywords:

Dental Staff. Competency-Based Education. Dentistry. Curriculum.

Abstract

The term “curriculum” refers to the program followed by students in an institution of higher learning from the moment they begin their course of professional training until graduation. The National Curricular Guidelines (NCG) for undergraduate studies in dentistry, instituted by Resolution CNE/CES 3, February 19, 2002, define the principles, basis, conditions and procedures for the training of fulltime professional dental surgeons. Higher Education Institutions (HEIs) face the challenge of designing pedagogical projects that implement these concepts in order to meet the demands of society. In this context, the objective of this qualitative and exploratory study was to critically analyze the curricular matrices of two dentistry programs from HEIs located in distinct regions of Brazil. A logical model based on national curriculum guidelines (NCG) proposed by Pessoa and Noro was used to evaluate the formation of dental surgeons. This study analyzed the integration between basic and professional activities, the development of desirable competencies and abilities, and professional development beyond residency and complementary activities. It verified that the curriculum structures of the two institutions are in agreement with the ideals advocated by the NCG, in spite of containing aspects which do not strengthen the profession formation of graduates. It was observed that both models have strengths and weaknesses, which should elicit further discussions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lívia Maria Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Clínica Integrada  pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE.

Lívia Mirelle Barbosa, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).

Doutoranda em Odontologia pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).

Helder Lima Rebelo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutorando em Clínica Integrada  pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE.

Thiago Coelho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mestre em Clínica Integrada pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE.

Gustavo Pina Godoy, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutor em Patologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife-PE. Integra o Banco de Avaliadores de Cursos e de Instituições de Ensino Superior (BASis) do INEP/ Ministério da Educação.

References

Brasil. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. 1996, dez. 23; Seção 1. p 27833.

Catani AM, Oliveira JFDE. A educação superior. A organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição federal e na LDB. São Paulo, Brasil: Editora Xamã; 2002.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES, de 19 de fevereiro e 2002 [Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia]. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. 2002, 04 de mar; Seção 1:10.

Haddad AE, Morita MC, Pierantoni CR, Brenelli SL, Passarella T, Campos FE. Formação de profissionais de saúde no Brasil: uma análise no período de 1991 a 2008. Rev Saúde Pública. 2010;44(3):1-9.

Anastasiou LGC. Avaliação, ensino e aprendizagem: anotações para ações em currículo com matriz integrativa: Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva da inclusão social. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006; Recife. Pernambuco. P. 69-90.

Moreira COF, Dias MSA. Diretrizes Curriculares na saúde e as mudanças nos modelos de saúde e de educação. ABCS Health Sciences. 2015;40(3):300-5.

Emi DT, Silva DMC, Barroso RFF. Experiência do ensino integrado ao serviço para formação em Saúde: percepção de alunos e egressos de Odontologia. Interface (Botucatu). 2018;22(64):223-36.

Fonseca EP. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação do cirurgião-dentista brasileiro. JMPHC. 2013; 3(2):158-78.

Sá-Silva JR, Almeida CD, Guindani JF. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. RBHCS. 2009; 1(1):1-14.

Pessoa TRRF, Noro LRA. Caminhos para a avaliação da formação em Odontologia: construção de modelo lógico e validação de critérios. Ciênc Saúde Colet. 2015;20 (7):2277-90.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 2, de 18 de junho de 2007. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. [Internet]. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. 2007; jun.02 [Acesso em 2019 fev 15]. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/rces002_07.pdf

Mendes R, Moura MS, Prado Jr RR, Moura LFAD, Lages GP, Gonçalves MPR. Contribuição do Estágio Supervisionado da UFPI para formação humanística, social e integrada. Rev Abeno. 2006;6(1):61-5.

Toassi RFC, Davoglio RS Lemos VMA. Integração ensino-serviço-comunidade: o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia. Educ Rev. 2012; 28(4):223-42.

Ferrari MAMC, Araújo ME, Dias RB. A teoria na prática: proposta de curriculum frente às diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Odontologia. Odonto. 2012; 20(39):17-26.

Lemos CLS, Fonseca SG. Saberes e práticas curriculares: um estudo de um curso superior na área da saúde. Interface (Botucatu). 2009;13(28):57-69.

Poi WR, Trevisan CL, Lucas LVM, Panzarini SR, Santos CLV. A opinião do cirurgião-dentista sobre a clínica integrada. Pesq Bras Odont Clín Int. 2003;3(2):47-52.

Roncalli AG, Côrtes MIS, Peres KG. Perfis epidemiológicos de saúde bucal no Brasil e os modelos de vigilância. Cad Saúde Pública. 2012; 28 (Supl): S58-S68.

Fernandes DC, Freitas DA, Pedrosa AK, Silva EN. Currículo de Odontologia e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev Portal: Saúde e Sociedade. 2016;1(2):104-15.

Maltagliati LA, Goldenberg P. Reforma Curricular e Pesquisa na Graduação em Odontologia: uma História em Construção. Hist Ciênc Saúde. 2007;14(4):1329-40.

Oliveira YCA, Costa GMC, Coura AS, Cartaxo RO, França ISX. A língua brasileira de sinais na formação dos profissionais de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia no estado da Paraíba, Brasil. Interface (Botucatu). 2012;16(43): 995-1008.

Lemos CLS. A implantação das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil: algumas reflexões. Rev ABENO. 2001;5(1):80-5.

Almeida RVD, Padilha WWN. Clínica integrada: é possível promover saúde numa clínica de ensino odontológico? Pesq Bras Odontoped Clín Integr. 2000;1(3):23-30.

Cordeiro FMGS, Andrade F. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev Bras Educ. 2009;14(41):269-80.

Published

10-07-2019

How to Cite

Oliveira, L. M. L. de, Barbosa, L. M., Rebelo, H. L., Coelho, T., & Godoy, G. P. (2019). Evaluation of curriculum norms according to the National Curriculum Guidelines for graduate studies in Dentistry. Revista Da ABENO, 19(1), 97–105. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.844

Issue

Section

Article