Conectando sorrisos

relato de experiência em unidade de assistência à criança autista

Autores/as

  • Maíra Barroso Silva Lemos Universidade de Fortaleza
  • Gabrielle Andrade Arruda Universidade de Fortaleza
  • Herisson Savio Carias Barros Universidade de Fortaleza
  • Joana Ferreira Lima dos Anjos Universidade de Fortaleza
  • Nathalya Nogueira de Vasconcelos Universidade de Fortaleza
  • Ingrid Cordeiro Monte Universidade de Fortaleza
  • Paulo Leonardo Ponte Marques Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1256

Palabras clave:

Saúde Bucal, Transtorno do Espectro Autista, Saúde Pública, Educação em Odontologia

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista abrange um conjunto de alterações biológicas que repercutem no desenvolvimento infantil. Visto que a atenção à saúde bucal dessas crianças tem um papel essencial para melhoria da qualidade de vida, a formação acadêmica ganha importante relevância. Esse artigo teve por objetivo relatar a experiência e o desenvolvimento de competências de estudantes de Odontologia de uma universidade privada durante atividades acadêmicas desenvolvidas em uma instituição não governamental que atua com pacientes autistas no Ceará. Os estagiários do último ano do curso de Odontologia desenvolveram atividades durante o segundo semestre de 2020 com um grupo de 22 participantes. A experiência se desenvolveu nas seguintes fases: reconhecimento do espaço, condicionamento para construção de vínculo, identificação de necessidades bucais e atividades de intervenção com a realização de escovação, aromaterapia e tratamento restaurador atraumático. O estágio mostrou-se desafiador para o desenvolvimento de competências atitudinais e habilidades sedimentadas com paciência, empatia e construção de uma relação de confiança.

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Biografía del autor/a

Maíra Barroso Silva Lemos, Universidade de Fortaleza

Graduando(a) em Odontologia, Universidade de Fortaleza.

Gabrielle Andrade Arruda, Universidade de Fortaleza

Graduando(a) em Odontologia, Universidade de Fortaleza.

Herisson Savio Carias Barros, Universidade de Fortaleza

Graduando(a) em Odontologia, Universidade de Fortaleza.

Joana Ferreira Lima dos Anjos, Universidade de Fortaleza

Graduando(a) em Odontologia, Universidade de Fortaleza.

Nathalya Nogueira de Vasconcelos, Universidade de Fortaleza

Graduando(a) em Odontologia, Universidade de Fortaleza.

Ingrid Cordeiro Monte, Universidade de Fortaleza

Mestre em Odontologia, Universidade de Fortaleza.

Paulo Leonardo Ponte Marques, Universidade de Fortaleza

Professor Doutor, Curso de Odontologia, Universidade de Fortaleza.

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Publicado

09-11-2022

Cómo citar

Lemos, M. B. S., Arruda, G. A., Barros, H. S. C., Anjos, J. F. L. dos, Vasconcelos, N. N. de, Monte, I. C., & Marques, P. L. P. (2022). Conectando sorrisos: relato de experiência em unidade de assistência à criança autista. Revista Da ABENO, 22(2), 1256 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1256

Número

Sección

Artículo