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relato de experiência em unidade de assistência à criança autista
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1256Palavras-chave:
Saúde Bucal, Transtorno do Espectro Autista, Saúde Pública, Educação em OdontologiaResumo
O Transtorno do Espectro Autista abrange um conjunto de alterações biológicas que repercutem no desenvolvimento infantil. Visto que a atenção à saúde bucal dessas crianças tem um papel essencial para melhoria da qualidade de vida, a formação acadêmica ganha importante relevância. Esse artigo teve por objetivo relatar a experiência e o desenvolvimento de competências de estudantes de Odontologia de uma universidade privada durante atividades acadêmicas desenvolvidas em uma instituição não governamental que atua com pacientes autistas no Ceará. Os estagiários do último ano do curso de Odontologia desenvolveram atividades durante o segundo semestre de 2020 com um grupo de 22 participantes. A experiência se desenvolveu nas seguintes fases: reconhecimento do espaço, condicionamento para construção de vínculo, identificação de necessidades bucais e atividades de intervenção com a realização de escovação, aromaterapia e tratamento restaurador atraumático. O estágio mostrou-se desafiador para o desenvolvimento de competências atitudinais e habilidades sedimentadas com paciência, empatia e construção de uma relação de confiança.
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