The education and new profile of university teaching staff
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1346Palabras clave:
Higher Education. Teaching Staff. Teaching.Resumen
The aim of the present study was to carry out a literature review of the current situation of university teaching staff – how they are receiving their university education and what their profile is. This subject is widely discussed in the literature and changes have been occurring based on reflections regarding the practice of teaching. The profile of the current teaching staff is that of an active professor, with an emphasis on allowing reflection on his/her teaching practice. This reflexive practice allows the professor to act and reflect on his/her own work.Descargas
Citas
Carvalho ACP. Planejamento do curso de graduação de Odontologia. Revista da ABENO 2004;4(1):7-13.
Carvalho MMC. Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. São Paulo em Perspectiva 2000;14(1):111-120.
Catani AM, Oliveira JF. As políticas de Educação Superior no
Plano Nacional de Educação (PNE) -2001. Pro-Posições 2003;14(1):143-148.
Chamlian HC. Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cadernos de Pesquisa 2003;118:41-64.
Faria JIL, Casagrande LDR. A educação para o século XXI e a formação do professor reflexivo na enfermagem. Rev. latinoamericana Enfermagem 2004;12(5):821-827.
Feuerwerker L, Almeida M. Diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: é tempo de ação. Revista da ABENO 2004;4(1):14-16.
Garcia MMA, Hypolito AM, Vieira JS. As identidades docentescomo fabricação da docência. Educação e Pesquisa
;31(1):45-56.
Koster B, Brekelmans M, Korthagen F, Wubbels T. Quality requirements for teacher educators. Teaching and Teacher Education 2005;21(2):157-176.
Libâneo JC, Pimenta SG. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade 1999;20(68):239-277.
Lima MLR. A formação do professor pesquisador no ensino da disciplina Didática do Ensino Superior. In: XII ENDIPE, 2004, Curitiba. Anais do XII ENDIPE 2004;1:1-10.
Masetto MT. Docência na universidade. 2ª ed. Campinas: Papirus;1998. 112p.
Monteiro AMFC. Professores: entre saberes e práticas. Educação & Sociedade 2001;22(74):121-142.
Nunes CMF. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade 2001;22(74):27-42.
Péret ACA, Lima MLR. A pesquisa nos critérios de avaliação da CAPES e a formação do professor de odontologia numa dimensão crítica. Revista da ABENO 2005;5(1):46-61.
Silva WC. Os institutos superiores de educação e as políticas públicas para a formação dos profissionais da educação no Brasil. In: Chaves, IM (Org.) Formação de professor: narrando,refletindo, intervindo. Rio de Janeiro: Intertexto; 1999. 130p.
Vaz de Mello RMA. A formação do docente universitário no contexto da Pós-Graduação. [Doutorado] – Belo Horizonte: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).