The Federal University of Paraíba in the context of the National Evaluation System of Higher Education (SINAES): the dentistry course experience
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1354Palabras clave:
Higher Education Legislation. Institutional Evaluation. Evaluation Undergraduate Course. Institutional Development Plan.Resumen
This article deals with the experience of the Federal University of Paraíba-UFPB in the context of the National Evaluation System of Higher Education - SINAES. It discusses the main results obtained in applying the Institutional Self-Evaluation tool that considers the conditions offered by the Dentistry Course and the ENADE-2004. The reports from these evaluations were based on document research and on field work performed by internal and external Commissions of Evaluation. A diagnosis is presented of both the organizational and structural status of the course and of the Institution. The data point out the relevance of these reports in drawing up the Institutional Teaching Project, in the Institutional Development Plan and in activities for implementing and developing the self-evaluation of the Political Teaching Project of the Dentistry Course.Descargas
Citas
Brasil. Decreto-Lei n.10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o
Sistema Nacional de Educação Superior – SINAES e dá outras providências; 2004.
_____________. Portaria n. 2.501, de 9 de julho de 2004. Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituída na Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004.
Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior-Brasil. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES: bases para uma nova proposta da educação superior. Avaliação: revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas; 2004.9(1):9-111, mar.
Dias Sobrinho, J. Funcionamento e modos sociais de avaliação institucional. Avaliação. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas; 1998.3(2):65-76.
Luckesi CC et. al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 11aed. São Paulo:Cortez; 2000. 232p.
Ministério da Educação/MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Roteiro de auto-avaliação institucional. Brasília: Editoria, 2004
_____________.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de Avaliação Institucional Externa. Brasília: Editoria, 2006.
Moura, Med de et al.li. O Sinaes na UFPB: Relato das experiências da Comissão Própria de Avaliação e da Comissão Executiva de Avaliação Institucional da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa:Manufatura; 2006. ISBN 85-87939-78-5, 121 pg.
Moura, ME, Taigy, AC. A experiência da Universidade Federal da Paraíba-UFPB no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Edu Pro: C e T. Brasília;2(1):209-18, jul-dez, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).