O agir em competência para o cuidado especializado na saúde bucal
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.142Palabras clave:
Saúde Bucal. Educação. Educação Baseada em Competências. Currículo. Educação Odontológica.Resumen
O estudo possui o objetivo principal de ampliar a compreensão sobre a produção do “agir em competência” para o cuidado especializado na atenção à saúde bucal. A abordagem metodológica utilizou análises qualitativas e quantitativas. Um questionário online com 32 questões organizadas em cinco blocos temáticos foi respondido de forma anônima por estagiários de Odontologia nos serviços do Sistema Único de Saúde. Categorias temáticas e componentes analisadores foram sistematizados: protocolos, campos de estágio, atividades de educação à distância e dinâmicas pedagógicas. Os dados quantitativos foram analisados pela freqüência das respostas fechadas. Com relação às questões abertas o objetivo foi analisá-las procurando alcançar o sentido e não apenas o conteúdo do texto. Os resultados evidenciaram que a experiência de integração ensino-serviço analisada está proporcionando aprendizagens significativas sobre o funcionamento das redes de atenção especializada em saúde bucal e o desenvolvimento de competências para a resolução de problemas. A modificação de protocolos da atenção especializada em saúde bucal é uma experiência constante vivenciada pelos estagiários nos campos de estágio. Os aspectos da experiência com maior potencial inovador, político e pedagógico (os campos de gestão, as tutorias e a educação à distância) foram também os que apresentaram maior fragilidade.Descargas
Citas
Kress, Junior GC. Dental education in transition. In: Cohen LK, Gift HC. Disease prevention and oral health promotion social-dental sciences in action. Copenhagen: Munsksgaard; 1995 p. 387-416.
Hobson RS. A view of European challenges in dental education. Br Dent J. 2009 jan 24; 206(2):65-6.
Mcharg J, Kay EJ. Designing a dental curriculum for the twenty-fi rst century. Br Dent J. 2009 nov 28;207(10):493-7.
Davidson PL, Nakazono TT, Carreon DC, Gutierrez JJ, Shahedi S, Andersen, RM. Reforming dental workforce education and practice in the USA. Eur J Dent Educ. 2011; 15(2):73-9.
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Resolução CNE/CNS 3/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p.10, Brasília, 2002.
Moysés SJ. Políticas de saúde e formação de recursos humanos em Odontologia. Rev. ABENO. 2004;4(1):30-7.
Ramos MN. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 4. ed. São Paulo: Cortez; 2011. 320p
Silveira JLGC. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Graduação em Odontologia: historicidade, legalidade e legitimidade. Pesq Bras Odontop Clín Int. 2004;4(2):151-6.
Zilbovicius C, Araujo ME, Botazzo C, Frias AC, Junqueira SR, Junqueira CR. A paradigm shift in predoctoral dental curricula in Brazil: evaluating the process of change. J Dent Educ. 2011;75(4):557-64.
Fewerwerker LM, Capozzolo AA. Mudanças na formação dos profissionais de saúde: alguns referenciais de partida do eixo Trabalho em Saúde. In.: Capozzolo AA, Henz AO, (Orgs.) Clínica Comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec; 2013. p. 35-58.
Pucca Jr GA, Costa JF, Chagas LD, Silvestre RM. Oral health policies in Brazil. Braz Oral Res. 2009;23 Suppl 1:S9-16.
Pucca Jr GA, Luvison I, Baldisserotto J, Warmling CM. Política Nacional de Saúde Bucal: metas e resultados. Bol. Saúde (RS) 2010 jan/jun;24(1):117-26.
Warmling CM, Rossoni E, Hugo FN, Toassi RF. Estágios curriculares no SUS: experiências da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Rev ABENO. 2011; 11(2), p. 63-70.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de especialidades em saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2008 (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
Schwartz Y. Uso de si e competência. In Schwartz Y, Durrive L (Org.) Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: Eduff, 2007.
Yoder KM. A framework for service-learning in dental education. J Dent Educ. 2006;70(2):116-22.
Mello ALSF, Moysés SJ, Carcereri DL. Ensino ou Serviço? A Universidade e o Curso de Odontologia na rede de atenção à saúde bucal. Mundo saúde. 2011;35(4):364-72.
Costa ICC, Araújo, MNT. Definição do perfil de competências em saúde coletiva a partir da experiência de cirurgiões-dentistas atuantes no serviço público. Ciên Saúde Colet. 2011; 16(Supl.1) p.1181-9.
Freitas SFT, Calvo MCM, Lacerda JT. Saúde coletiva e novas diretrizes curriculares em Odontologia: uma proposta para graduação. Trab Educ Saúde. 2012 jul/out;10(2):223-34.
Toassi RFC, Baumgarten A, Warmling CM, Rossoni E, Rosa AR, Slavutzky SMB. Teaching at primary healthcare services within the Brazilian national health system (SUS) in Brazilian healthcare professionals' training. Interface (Botucatu). 2013June; 17(45):385-
Grobe Hood, J. Reflections on the dental pipeline program's efforts regarding community-based dental education. J Dent Educ. 2010;74(10):S62-S66.
Bailit HL, Mcgowan TL. Senior dental students' impact on dental school clinic revenues: the effect of community-based dental education. J Dent Educ. 2011;75(10 SUPPL): p. S5-S7.
Smith M, Lennon MA, Robinson PG. Students' clinical experience on outreach placements. Eur J Dent Educ. 2010;14(1):7-11.
Formicola AJ, Bailit HL. Community-based dental education: history, current status, and future. J Dent Educ. 2012;76(1):98-106.
Brasil. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de set. 2008.
Botti SHO, Rego S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Rev Bras Educ Med. 2008 Sept;32(3):363-73.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 60 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
Caregnato RCA, Mutti R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm. 2006 Out-Dez;15(4): 679-84.
Nandakumar C. Robinson PG. Teaching dental public health to undergraduates using community profiles and patient case studies. Community Dent Health. 2011;28(1):116-20.
Holmes RD, Waterhouse PJ, Maguire A, Hind V, Lloyd J, Tabari D, Lowry RJ. Developing an assessment in dental public health for clinical undergraduates attending a primary dental care outreach programme. Eur J Dent Educ. 2011 Feb;15(1):19-25.
Lynch, CD, Ash PJ, Chadwick BL. Student perspectives and opinions on their experience at an undergraduate outreach dental teaching centre at Cardiff: a 5-year study. Eur J Dent Educ. 2010;14(1):12-6.
Smith M, Lennon MA, Brook AH, Robinson PG. A randomized controlled trial of outreach placement's effect on dental students' clinical confidence. J Dent Educ. 2006; 70(5):566-70.
Bhayat A, Vergotine G, YengopaL V, Rudolph MJ. The impact of service-learning on two groups of south african dental students. J Dent Educ. 2011;75(11):1482-8.
Arantes AC, Pinto RS, Ramos TCV, Palmier AC. Estágio Supervisionado - qual a sua contribuição para a formação do cirurgião-dentista de acordo com as diretrizes curriculares nacionais? Rev APS. 2009 abr/jun;12(2):150-60.
Eriksen HM, Bergdahl M, Byrkjeflot LI, Crossner CG, Widström E, Tillberg A. Evaluation of a dental outreach teaching programme Eur J Dent Educ. 2011;15(1):3–7.
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-saúde. Brasília; 2005. Disponível em: http://www.saude.gov.br/sgtes Acesso em: 12 de abril de 2012.
Piskorowski WA, Fitzgerald M, Mastey J, Krell RE. Development of a sustainable community-based dental education program. J Dent Educ. 2010;75(8):1038-43.
Perez FA, Allareddy V, Howell H, Karimbux N. Comparison of clinical productivity of senior dental students in a dental school teaching clinic versus community externship rotations. J Dent Educ. 2010;74 (10):1125-32.
Arevalo O, Sama NDM, Rohall V. Measuring clinical productivity in community-based dental education programs. J Dent Educ. 2011;75(9):1200-7.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).