Quality Evaluation of the Teaching of Endodontics at the School of Dentistry, Federal University of Ceará
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1472Palabras clave:
Teaching. Endodontics. Education, dental.Resumen
The objective of this research was to evaluate the quality of the teaching of Endodontics at the School of Dentistry, Federal University of Ceará. Thus, we used a questionnaire to be answered by the students who took the course in 2004. We evaluated two student’s classes. The first one in the first semester of 2004 and the other in the second semester of the same year. The questionnaire was elaborated by the author of this research, who proposed 16 questions to assess the real conditions of the teaching of Endodontics. Among the sixty-nine questionnaires distributed, we received forty-one back, which represents 59.42% of the total. The students did not have to identify themselves. All the data was collected and used as a tool for the improvement of the teaching methodology. This data is going to be used in the future to help develop the teaching of the discipline of Endodontics.Descargas
Citas
Fachin EVF. Considerações sobre insucessos na Endodontia. Rev Fac Odontol Porto Alegre 1999;40(1):7-9.
Gorni GM, Gagliani MM. The outcome of endodontic retreatment: a 2-yr follow-up. J Endod 2004;30(1):1-4.
Kamaura D, Carvalho GL, Antoniazzi JH, Lage-Marques JLS. Avaliação do desempenho dos alunos de graduação durante a prática da técnica endodôntica. Revista da ABENO 2003;3(1):3340.
Simi Júnior J, Medeiros JMF, Risso VA, Albetman CS. Avaliação das dificuldades clínicas identificadas por acadêmicos do curso de graduação em relação às diversas etapas do tratamento endodôntico. Odontol USF 1998;16(1):11-8.
Skelton Macedo MC, Lemos EM, Lage-Marques JL, Antoniazzi JH. Disciplina de Endodontia: avaliação do desempenho do aluno de graduação - FOUSP [Resumo 16]. Revista da ABENO 2001;1(1):67.
Weinfeld I. Avaliação de quatro etapas de trabalho na endodontia pré-clínica [Resumo 43]. 13ª Reunião Anual da SBPqO; 1996. Anais. p. 57.
Zaragoza RA, Ferrari PHP, Santos M. Avaliação quantitativa e qualitativa em cursos de Endodontia [Resumo 54]. Revista da ABENO 2004;4(1):93.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).