A sociologia na prática de estudantes de Odontologia: tribos urbanas e saúde bucal

Autores/as

  • Enzo Rosetti Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Vera Lucia Ignacio Molina Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Suely Carvalho Mutti Naressi Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.149

Palabras clave:

Saúde coletiva. Processos sociais. Condição bucal

Resumen

Esta experiência de ensino-aprendizagem revela como os universitários de um curso de odontologia experimentaram a aplicação da sociologia na prática social, junto a tribos urbanas e seus respectivos membros. A aproximação com a realidade urbana contemporânea iniciou-se com os conceitos ministrados em sala de aula, tais como: comunidade, cultura, agrupamentos sociais, tribos urbanas, processos sociais, diferenciações sociais, econômicas e culturais e bucalidade. Os primeiros contatos com as realidades possibilitaram o conhecimento dos líderes das tribos e a obtenção de informações gerais e específicas. Numa segunda etapa um questionário desenvolvido pelo professor foi aplicado para o delineamento do perfil socioeconômico e cultural. Num terceiro momento foi realizado “Indice Gohai”. Os resultados indicaram que as equipes tiveram maior facilidade no entendimento dos conceitos e processos sociológicos e a prática social, da teoria da bucalidade; melhoraram as suas percepções dos conceitos de saúde coletiva através da vivência prática, tendo a tribo urbana como espaço de análise; delinearam o perfil socioeconômico da tribo urbana e determinaram o Índice de Gohai Geral que avalia a condição bucal e o grau de satisfação dos indivíduos das tribos com a mesma. Pela perspectiva didático-pedagógica este trabalho possibilitou aos alunos vivenciarem as interfaces entre os campos teórico e prático das Ciências Sociais. As exposições das experiências práticas demonstraram que os objetivos definidos para a disciplina foram alcançados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Enzo Rosetti, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

Mestrando em Saúde Coletiva - Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic

Vera Lucia Ignacio Molina, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

Professora Assistente Doutora de Ciências Sociais Aplicadas à Odontologia - Sociologia
Departamento de Odontologia Social e Clínica Infantil
Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos
Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Suely Carvalho Mutti Naressi, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

Professora Assistente Doutora de Odontologia Legal e Orientação Profissional
Departamento de Odontologia Social e Clínica Infantil
Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos
Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Citas

Althaus MTM. Ação didática no ensino superior: a docência em discussão. Rev. Teoria e Prática da Educação. 2004;7(1):101-6.

Teixeira M. Prática docente e autonomia do aluno: uma relação a ser construída nos cursos de graduação. (Dissertação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

Lucarelli E. Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do do-cente universitário. In: Castanho S, Cas-tanho MELM (Orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto peda-gógico à prática transformadora. Campi-nas, Papirus, 2000.

Pimenta SG. De professor e didática. Campinas: Papirus, 2002.

Pimenta SG. (org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Teixeira M. Prática docente e autonomia do aluno: uma relação a ser construída nos cursos de graduação. (Dissertação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

Santos JAF. Uma classificação socioe-conômica para o Brasil. RBCS. 2005;20(58):27-46.

Maffesoli M. O tempo das tribos: o de-clínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Uni-versitária, 1998.

Maffesoli, M. Sobre nomadismo: vaga-bundagens pós-modernas. Rio de Janei-ro: Record, 2001.

Maffesoli, M. Notas sobre a pós-modernidade: o lugar faz o elo. Rio de Janeiro: Atlântica, 2004.

Guzeldemir E, Toygar HU, Tasdelen B, Torun D. Oral health related quality of life and periodontal health status in pa-tients undergoing hemodialysis. J Am Dent Assoc. 2009;140:1283-93.

Silva SED, Padilha MI. O perfil de ado-lescentes das tribos urbanas/PA: implica-ções para as representações sociais. G&S. 2013;4:1894-910.

Barroso PF. Redes de solidariedade en-tre vendedores ambulantes da Rua Vo-luntários da Pátria, em Porto Alegre/RS. Iluminuras. 2012;13:236-59.

Silva VC, Couto ES. Interfaceamentos contemporâneos: tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar. Educ Rev. 2012;28(2):333-46.

Pais JM. Grupos e afiliações sociais. Re-vista Teias, 2011; 12(26):247-86.

Tessari O. Jovens buscam identidade. www.olgatessari.com.br. Acesso: 1 maio, 2010.

Botazzo C. Da Arte Dentária. São Paulo: Hucitec, 2000.

Publicado

29-06-2015

Cómo citar

Rosetti, E., Molina, V. L. I., & Naressi, S. C. M. (2015). A sociologia na prática de estudantes de Odontologia: tribos urbanas e saúde bucal. Revista Da ABENO, 15(1), 110–116. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.149

Número

Sección

Artículo