Perfil profissional do egresso do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP-São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.151Palabras clave:
Odontopediatria, Área de Atuação Profissio-nal. Educação de Pós-Graduação em Odon-tologia.Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar o atual local e tipo de atuação profissional do egresso do programa de pós-graduação em Ciências Odontológicas com área de concentração em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (campus São Paulo) – FOUSP. Para tanto, a relação dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado na área de concentração em Odontopediatria da FOUSP foi solicitada junto à coordenadoria do programa de pós-graduação da instituição. A partir de então, o local e tipo de atuação profissional exercidos por cada um dos egressos foram avaliados por meio da Plataforma Lattes (Curriculum Lattes - CL) desde a conclusão do curso de pós-graduação por cada um deles, considerando as atualizações feitas até o mês de setembro de 2012. Para avaliação dos resultados foram considerados o gênero do participante, data de matrícula no curso de pós-graduação, data de defesa da dissertação e/ou tese, data de atualização do CL, local e tipo de atividade profissional exercida atualmente (docência ou clínica). Partindo de um total de 65 egressos (54 do gênero feminino e 11 do masculino), 44 exercem atividade relacionada à docência, sendo que a maioria deles atua em São Paulo e atualiza o CL frequentemente. As atividades clínicas foram pouco relatadas no CL.
Descargas
Citas
Morita MC, Haddad AE, Araújo ME. Perfil atual e tendências do Cirurgião-Dentista brasileiro. Maringá: Dental Press; 2010.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, DF. Disponível em: www.capes.gov.br
Vargas AMD, Vasconcelos MA. Construção da Clínica Integrada de atenção primária da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais: A experiência da Clínica Integrada I. Arq. Odontol. 1998; 34:71-81.
Ministério da Educação e Cultura (MEC). Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 3/2002. Diário Oficial da União, Brasília; 2002.
Marques F. A contribuição de São Paulo. Pesq. FAPESP, maio 2010; 171:28:35.
Castro F. O custo da ciência latino-americana. Agência FAPESP, março 2007. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/o_custo_da_ciencia_ latinoamericana/6858/
Nunes MF, Leles CR, Gonçalves MM. Gênero e escolha por especialidades odontológicas: estudo com egressos de uma universidade pública. Ver. Odontol. Bras. Central. 2010; 19(49):142-5.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).