Promoção de saúde bucal e extensão universitária: novas perspectivas para pacientes com necessidades especiais

Autores/as

  • Juliana Santos Oliveira Universidade de Ribeirão Preto
  • Raimundo Rosendo Prado Júnior
  • Regina Fátima Fernandes
  • Regina Ferraz Mendes

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.152

Palabras clave:

Pessoas com Deficiência, Relações Comunidade-Instituição, Promoção da Saúde, Serviços de Saúde Bucal.

Resumen

Este relato de experiência faz uma reflexão acerca da importância da extensão universitária para consolidação das mudanças nos conceitos de atenção à saúde dos pacientes com necessidades especiais. O projeto de extensão “Promoção de Saúde Bucal para Pacientes Especiais- PROSBE” ocorre no Centro Integrado de Educação Especial (CIES – Teresina/Piauí), promovendo capacitação para professores e responsáveis sobre a importância da promoção de saúde bucal, através de práticas de uma equipe multidisciplinar. Ações educativas podem desenvolver competência e estímulo aos responsáveis pelos pacientes e propiciar aos estudantes segurança e familiaridade no atendimento aos pacientes especiais. O PROSBE favorece o convívio entre os profissionais e o binômio aluno/professor universitário, propiciando pesquisas e uma relação social de impacto entre a Universidade e a sociedade. Além disso, este trabalho enaltece a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão que reafirma a extensão como processo acadêmico de formação e de geração de conhecimentos.

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Biografía del autor/a

Juliana Santos Oliveira, Universidade de Ribeirão Preto

Mestre em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Doutoranda em Endodontia Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

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Publicado

29-06-2015

Cómo citar

Oliveira, J. S., Prado Júnior, R. R., Fernandes, R. F., & Mendes, R. F. (2015). Promoção de saúde bucal e extensão universitária: novas perspectivas para pacientes com necessidades especiais. Revista Da ABENO, 15(1), 63–69. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.152

Número

Sección

Artículo