Perfil técnico-científico de egressos de um Mestrado Profissional em Odontologia
estudo de corte transversal
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1592Palabras clave:
Educação de Pós-Graduação em Odontologia, Ensino Superior, Capacitação ProfissionalResumen
Atualmente tem havido uma crescente demanda por mestrados profissionais. Contudo, o impacto desta modalidade de pós-graduação stricto sensu na sociedade ainda tem sido pouco avaliado. O presente estudo objetivou caracterizar o perfil dos egressos de um mestrado profissional em Odontologia de uma instituição de ensino superior privada, acerca da sua inserção no mercado de trabalho, qualificação e produção técnico-científica. Tratou-se de um estudo retrospectivo, de corte transversal, de caráter censitário. Foram utilizadas como estratégias de busca dos egressos as redes sociais, número de telefones fixo e móvel, e-mail pessoal e institucional. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado elaborado pelos pesquisadores, nos formatos físico e eletrônico que foram organizados em uma tabela unidimensional de frequência, a partir da qual foram identificados os seus respectivos percentuais. Foi constatado que 71,8% dos egressos responderam aos questionários enviados. A maioria dos egressos conseguiu se inserir no mercado de trabalho de forma destacada, pois 62,1% destes ingressaram em atividades relacionadas à docência. Cerca de 86,5% publicaram a sua pesquisa sob a forma de artigo científico, além das produções técnicas destacadas, como apresentações de trabalho em congressos, entrevistas, textos informativos em websites e cursos ministrados. Constatou-se a participação em atividades do setor público e privado, com percentuais de 43,2% e 56,8%, respectivamente. Conclui-se que o perfil dos egressos do mestrado profissional em Odontologia avaliado neste estudo foi caracterizado por ampla participação em atividades relacionadas à docência, assim como em pesquisas e trabalhos técnicos, com participação significativa nos setores público e privado. Essa modalidade de pós-graduação propiciou ao egresso uma formação tecnicamente qualificada, caracterizando-se como uma prática avançada e transformadora.
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