Interação ensino-serviço-comunidade

experiência em visita domiciliar de um curso de Odontologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1601

Palabras clave:

Relações Comunidade-Instituição, Visita Domiciliar, Odontologia, Agentes Comunitários de Saúde.

Resumen

Este artigo tem como objetivo descrever atividades extensionistas de visita domiciliar (VD) de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria/RS. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Odontologia, é necessário que os estudantes vivenciem diferentes contextos sociais, contribuindo para o processo de formação de um egresso com visão ampliada do processo saúde-doença, sendo a VD um valioso instrumento para apropriação desta realidade. Nesse sentido, as atividades extensionistas de VD representam para a graduação uma importante metodologia de ensino, fundamentada no compartilhamento de informações entre universidade, equipe multidisciplinar e comunidade. Para tanto será mostrada a importância da extensão universitária, assim como a competência desta disciplina para a formação humanizada dos futuros profissionais da área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alana Larissa Guedes Alves, Universidade Franciscana (UFN)

Graduanda de Odontologia Universidade Franciscana

Nathali Rieder Schmitt, Universidade Franciscana (UFN)

Graduanda em Odontologia - Universidade Franciscana (UFN)

Lenise Menezes Seerig, Universidade Franciscana (UFN)

Lenise Menezes Seerig - Doutora em Epidemiologia e Professora do Curso de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN)

Aline Kruger Batista, Universidade Franciscana (UFN)

Mestre em Ciências Odontológicas com Ênfase em Saúde Coletiva e Professora no Curso de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN)

Citas

(1) Cordeiro AT, Freitas APP, Oliveira JAS, Neta MLS, Souza MJMA, Maluf F. A visita domiciliar como prática de ensino em odontologia: revisão de literatura. Rev Pró-UniverSUS. 2020; 11(2):152-7.

(2) Marzari CK, Junges JR, Selli L. Agentes comunitários de saúde: perfil e formação. Ciênc Saúde Colet. 2011; 16(Suppl 1):873.

(3) Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface Comun Saúde Educ. 2017; 21(61):421-34.

(4) Santos MP. Extensão Universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Conexão UEPG. 2012; 8(2):154-63.

(5) Lima DP, Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS. A importância da integração universidade e serviços de saúde. Rev Ciênc Ext. 2010; 6(1):129-37.

(6) Rodrigues ALL, Costa CLNA, Prata MS, Batalha TBS, Passos Neto IF. Contribuições da extensão universitária na sociedade. CGCHS. 2013;1(2):141-8.

(7) De Deus SFB. A extensão universitária e o futuro da universidade. Espaço Pedag. 2018; 25(3): 624-33.

(8) Andrade AM, Guimarães AMDN, Costa DM, Machado LC, Gois CFL. Visita domiciliar: validação de um instrumento para registro e acompanhamento dos indivíduos e das famílias. Epidemiol Serv Saúde. 2014; 23(1): 165-75.

(9) Gabriel M, Cayetano MH, Chagas MM, Araujo ME, Dussault G, Pucca Jr AG, et al. Mecanismos de ingresso de dentistas no SUS: uma agenda prioritária para o fortalecimento do Brasil Sorridente. Ciênc Saúde Colet. 2020;25(3):859-68.

(10) Dias RB, Guimarães FG. Abordagem Familiar [Internet]. [Acesso em 19 abr. 2021]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5464546/mod_resource/content/0/Abordagem%20Familiar_Dias%20RB_Guimaraes%20FG%20%282%29.pdf.

(11) Morita MC, Codato LAB, Higasi MS, Kasai MLHI. Home visits: learning opportunities in dental education. Rev Odontol UNESP. 2010; 39(2): 75-9.

(12) Martins AMEBL, Almeida ER, Oliveira CC, Oliveira RCN, Pelino JEPP, Santos ASF, et al. Alfabetização em saúde bucal: uma revisão da literatura. Rev Assoc Paul Cir Dent. 2015; 69(4):328-34.

(13) Brunello MEF, Ponce MAS, Assis EG, Andrade RLP, Scatena LM, Palha PF, et al . O vínculo na atenção à saúde: revisão sistematizada na literatura, Brasil (1998-2007). Acta Paul Enferm. 2010; 23(1):131-5.

Publicado

24-12-2021

Cómo citar

Alves, A. L. G., Schmitt, N. R. ., Seerig, L. M., & Batista, A. K. (2021). Interação ensino-serviço-comunidade: experiência em visita domiciliar de um curso de Odontologia . Revista Da ABENO, 21(1), 1601. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1601

Número

Sección

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica