Estágio Supervisionado em Odontologia no Sistema Único de Saúde

revisão integrativa

Autores/as

  • Mariana Araújo dos Santos Universidade Luterana do Brasil https://orcid.org/0000-0001-6627-5849
  • Djalma José Simão Júnior Universidade Luterano de Palmas
  • Matheus Henrique Bezerra Nunes Universidade Luterano de Palmas
  • Marlon Brendo da Silva Benigno Centro Universitário Luterano de Palmas
  • Karen Quoos Macedo Universidade Luterano de Palmas
  • Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante Centro Universitário Luterano de Palmas
  • Tássia Silvana Borges Centro Universitário Luterano de Palmas

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1639

Palabras clave:

Odontologia, Estágio clínico, Sistema Único de Saúde.

Resumen

Este estudo visa analisar a relevância dos Estágios Supervisionados em Odontologia no Sistema único de Saúde para o ensino, serviço e comunidade. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa com busca nas bases de dados BVS/LILACS, SciELO e Google Acadêmico. Os estudos para análise foram escolhidos após o estabelecimento de critérios de inclusão (artigos publicados nos últimos 5 anos que tratem das percepções dos envolvidos nessa vivência de integração, autores clássicos, teses, relatos de experiência, artigos em português, inglês e espanhol) e exclusão (artigos sem DOI ou tratando de estágios em outras áreas e sistemas de saúde). Assim, após a busca inicial, foram selecionados 113 estudos no total sendo 25, 8 e 100, respectivamente, da BVS/LILACS, SciELO e Google Acadêmico.  No entanto, após a leitura dos artigos na íntegra somente 17 publicações foram selecionadas. Dessa forma, das competências gerais apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia,  os estudos indicam que trabalho em equipe, atenção integral à saúde do usuário e comunicação adequada com usuários e membros da equipe são as características mais estimuladas na formação dos estudantes. Ademais, destaca-se a atenção primária como principal cenário de atuação do estagiário, com pouco enfoque nos demais níveis de atenção. Analisou-se que perante as fragilidades desse processo, o estudante, sob orientação da preceptoria, deve adaptar-se à realidade vivenciada para exercer a sua função com sucesso. Logo, o estágio insere o estudante na realidade profissional, além de trabalhar as suas inseguranças e a capacidade de adaptação.

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Biografía del autor/a

Mariana Araújo dos Santos, Universidade Luterana do Brasil

Residente, programa de Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos, Centro Universitário Luterano de Palmas/Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.

Djalma José Simão Júnior, Universidade Luterano de Palmas

Residente, programa de Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos, Centro Universitário Luterano de Palmas/Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.

Matheus Henrique Bezerra Nunes, Universidade Luterano de Palmas

Residente, programa de Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos, Centro Universitário Luterano de Palmas/Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.

Marlon Brendo da Silva Benigno, Centro Universitário Luterano de Palmas

Residente, programa de Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos, Centro Universitário Luterano de Palmas/Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.

Karen Quoos Macedo, Universidade Luterano de Palmas

Residente, programa de Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos, Centro Universitário Luterano de Palmas/Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.

Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante, Centro Universitário Luterano de Palmas

Tutora, Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos, Centro Universitário Luterano de Palmas/Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.

Tássia Silvana Borges, Centro Universitário Luterano de Palmas

Tutora, Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos, Centro Universitário Luterano de Palmas/Fundação Escola de Saúde Pública de Palma.

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Publicado

24-12-2021

Cómo citar

dos Santos, M. A., Simão Júnior, D. J., Nunes, M. H. B., Benigno, M. B. da S., Macedo, K. Q., Cavalcante, M. P. R., & Borges, T. S. (2021). Estágio Supervisionado em Odontologia no Sistema Único de Saúde: revisão integrativa. Revista Da ABENO, 21(1), 1639. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1639

Número

Sección

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica