Estágio Supervisionado em Odontologia no Sistema Único de Saúde
revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1639Palabras clave:
Odontologia, Estágio clínico, Sistema Único de Saúde.Resumen
Este estudo visa analisar a relevância dos Estágios Supervisionados em Odontologia no Sistema único de Saúde para o ensino, serviço e comunidade. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa com busca nas bases de dados BVS/LILACS, SciELO e Google Acadêmico. Os estudos para análise foram escolhidos após o estabelecimento de critérios de inclusão (artigos publicados nos últimos 5 anos que tratem das percepções dos envolvidos nessa vivência de integração, autores clássicos, teses, relatos de experiência, artigos em português, inglês e espanhol) e exclusão (artigos sem DOI ou tratando de estágios em outras áreas e sistemas de saúde). Assim, após a busca inicial, foram selecionados 113 estudos no total sendo 25, 8 e 100, respectivamente, da BVS/LILACS, SciELO e Google Acadêmico. No entanto, após a leitura dos artigos na íntegra somente 17 publicações foram selecionadas. Dessa forma, das competências gerais apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia, os estudos indicam que trabalho em equipe, atenção integral à saúde do usuário e comunicação adequada com usuários e membros da equipe são as características mais estimuladas na formação dos estudantes. Ademais, destaca-se a atenção primária como principal cenário de atuação do estagiário, com pouco enfoque nos demais níveis de atenção. Analisou-se que perante as fragilidades desse processo, o estudante, sob orientação da preceptoria, deve adaptar-se à realidade vivenciada para exercer a sua função com sucesso. Logo, o estágio insere o estudante na realidade profissional, além de trabalhar as suas inseguranças e a capacidade de adaptação.
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