Formação em Odontologia sob o olhar da integração Ensino, Serviço e Comunidade
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1641Palabras clave:
Educação em Odontologia, Aprendizagem, Serviços de Integração Docente-AssistencialResumen
Este estudo se refere a um relato sobre a experiência vivenciada nos Estágios que ocorrem de forma articulada Universidade - Serviço de Saúde - Comunidade do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Bahia – Brasil), após dez anos de implantação do novo currículo obedecendo as Diretrizes Curriculares Nacionais. Quanto aos resultados, observou-se um maior comprometimento social e criticidade dos discentes em relação à aplicação do conteúdo teórico-prático, adquirido ao longo da graduação, bem como a aproximação destes com os outros profissionais da Equipe de Saúde da Família e a busca em atender às necessidades de transformação e melhorias da sociedade. Para que os objetivos pedagógicos sejam plenamente alcançados, destaca-se a relevância, não só da capacitação docente e da existência de uma matriz curricular do curso estruturada a partir do conceito de integralidade, como também da sensibilização dos estudantes, da interlocução com os preceptores e da participação ativa de todos os protagonistas nos estágios, colaborando e retroalimentando a integração Ensino-Serviço-Comunidade.
Descargas
Citas
Aguiar Neta A, Alves MdoSCF. A comunidade como local de protagonismo na integração ensino-serviço e atuação multiprofissional. Trab Educ Saúde. 2016; 14(1): 221-35.
Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Carvalho Junior PM. Reorienting dental education: the preceptor’s view of supervised internship in the Brazilian Health System (SUS). Interface (Botucatu). 19 Supl 1:831-43, 2015
Brasil MDE. Resolução CNE/CES n. 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília. 2002; 1:1-5.
Morita MC e Krieger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e interação com o SUS. Rev ABENO. 2004; 4:17-21.
Fonseca EP. As Diretrizes Curriculares e a formação do cirurgião-dentista brasileiro. J Manag Prim Heal. 2012; 3(2): 158-78.
Rodrigues AAAO, Assis MMA, Nascimento MAA. Formação de Profissionais em Saúde Bucal Coletiva na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil, para atuar no SUS: limites e possibilidades. In: Galeffi DA, Tourinho MAC, Brito de Sá MRG. Educação e Difusão do Conhecimento: caminhos da formação. Salvador. Universalis edições EDUNEB. 2016: 279-309.
Paim JS e Almeida Filho N. Saúde coletiva: uma "nova saúde pública" ou campo aberto a novos paradigmas? Rev Saúde Pública. 1998; 32(4): 99-316. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003489101998000400001 &lng=en&nrm=iso.
Brasil. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm, e o Decreto 7508/11, de 28 de junho de 2011 que dispõe sobre a organização do SUS. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm.
Zilbovicius C. Implantação das diretrizes curriculares para cursos de graduação em odontologia no Brasil: contradições e perspectivas. 2007. Tese (Doutorado em Odontologia Social) - Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
Fernandes DA, Freitas DA, Pedrosa AK, Silva AN. A Formação em Odontologia tem atendido às necessidades da Sociedade Brasileira? Revist. Port.: Saúde e Sociedade. 2016; 1(1):70-79.
Cristino PS, Costa e Silva MM, Almeida TFde, Antunes HS, Mendonça TTde. Relato PET-Saúde/GraduaSUS: trajetória da Odontologia em uma instituição privada, 2016-2017. Revista da ABENO. 2018; 18(4): 160-8.
Moimaz SAS, Wakayama B, Garbin AJI, Garbin CAS, Saliba NA. Análise situacional do estágio curricular supervisionado nos cursos de graduacão em Odontologia no Brasil. Revista da ABENO. 2016; 16(4):19-28.
Warmling CM, Rossoni E, Hugo FN, Toassi RFC, Lemos VAde, Slavutzki SMBde, Bercht S, Nunes AA, Rosa ARda. Estágios curriculares no SUS: experiências da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Revista da ABENO. 2011; 11(2): 63-70.
Faé JM, Silva Júnior MF, Carvalho RBde, Esposti CDD, Pacheco KTdosS. A integração ensino-serviço em Odontologia no Brasil. Revista da ABENO. 2016; 16(3): 7-18.
Weber C, Fagundes ML, Tambara A, Darlan E, Neltrame A, Krassman A, Oliveira G, Campagnol P, Unfer B, Torres LHdoN, Giordani JMdoA. Integração Ensino-serviço-gestão na saúde bucal em Santa Maria e região: relato de experiência em estágio curricular acadêmico e Residência Multiprofissional. Revista da ABENO. 2017; 17(4): 144-52.
Pessoa TRRF, Noro LRA. Formação em Odontologia: desafios para o desenvolvimento docente e efetiva inclusão do Sistema único de Saúde. Revista da ABENO. 2020; 20(1): 2-12.
Moura ELdaS, Oliveira EEGde, Safa F, Nascimento, LSdo, Brandão GAM. Práticas de Odontologia em Saúde Coletiva na Estratégia de Saúde da Família. Revista da ABENO. 2015; 15(3): 52-9.
Santos EFdos, Souza FBde, Dantas MMCdeM, Jamelli SR, Carvalho EJdeA. Estágios curriculares de Odontologia nos serviços públicos de saúde após as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002. Revista da ABENO. 2018; 18(4): 31-9.
Codato LAB, Garanhani ML, González AD, Carcereri DL, Carvalho BG, Morita MC. Significados do estágio em Unidades Básicas de Saúde para estudantes de graduação. Revista da ABENO. 2019; 19(1): 2-9.
UEFS-Universidade Estadual de Feira de Santana. Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia. Feira de Santana; 2015.
Melo RHVde, Felipe MCP, Cunha ATRda, Vilar RLAde, Pereira EJdaS, Carneiro NEA, Freitas NGHBde, Diniz Júnior J. Roda de conversa: uma articulação solidária entre Ensino, Serviço e Comunidade. Rev Bras de Educação Médica. 2016; 40(2): 301-9.
Cruvinel VRN, Franco EJ, Bezerra L, Alves MM, Miranda AF, Carvalho DR. A formação do cirurgião-dentista na Universidade Católica de Brasília. Revista da ABENO. 2010; 10(2): 12-9.
Oliveira LML de, Barbosa LM, Reblo HL, Coelho T, Godoy GP. Avaliação de matrizes curriculares frente às DCN para os cursos de graduação em Odontologia. Revista da ABENO. 2019; 19(1): 97-105.
Cotta RMM, Silva LS, Lopes LL, Gomes KO, Cotta FM, Lugarinho R, Mitre SM. Construção de Portfólios Coletivos em Currículos Tradicionais: Uma Proposta Inovadora de Ensino-Aprendizagem. Ciências e Saúde Coletiva. 2012; 17(3): 787-796.
Luz GW da, Toassi RFC. Percepções sobre o preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária em Saúde no Ensino da Odontologia. Revista da ABENO 16(1): 2-12, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista da ABENO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).