Avanços e limitações das redes sociais como estratégia de comunicação no Sistema Único de Saúde
relato de experiências em Unidades de Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1656Palabras clave:
Rede Social, Sistema Único de Saúde, Apoio ao Desenvolvimento de Recursos HumanosResumen
As redes sociais podem representar importante papel na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde no acesso e divulgação de informações. É objetivo desse estudo relatar as experiências desenvolvidas por estagiários e professores do curso de Odontologia da UFRN e preceptores das USF Panatis e Parque das Dunas, Natal/RN. As atividades realizadas foram planejadas em disciplina anterior ao estágio e contaram com a participação desses mesmos atores. Considerando o contexto da pandemia da COVID-19, as atividades foram adaptadas para serem desenvolvidas em formato virtual. A partir do Instagram, WhatsApp e Google Meet foi possível divulgar informações sobre o funcionamento e ações desenvolvidas nas USF, criar posts informativos sobre saúde bucal, envolver gestantes em ações educativas, promover maior aproximação com a comunidade, criação de respostas automáticas às perguntas mais frequentes, entre outras atividades. As redes sociais são potente ferramenta na comunicação e divulgação em saúde, permitindo estabelecimento de vínculos, como mais uma via no acesso às informações e relação de diálogo permanente com a população, sinalizando possíveis avanços no controle social. O conhecimento prévio de estagiários e preceptores sobre as redes sociais viabilizou o desenvolvimento de ações que não fazem parte do contexto tradicional da formação em Odontologia, trazendo benefícios ao aprendizado de todos e avanços na relação das USF com a comunidade. É fundamental que o poder público viabilize infraestrutura e logística necessárias para a inclusão das redes sociais no processo de trabalho das equipes da Atenção Básica, incorporando-as como elemento de sua política de comunicação em saúde.
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