Contribuição da disciplina de Odontopediatria na formação acadêmica voltada para a Atenção Básica

relato de experiência

Autores/as

  • Leila Chevitarese Universidade do Grande Rio
  • Flávia Cariús Tesch Ferreira Alves Universidade do Grande Rio
  • Diego de Andrade Teixeira Universidade do Grande Rio
  • José Massao Miasato Universidade do Grande Rio
  • Luciana Alves Herdy da Silva Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1658

Palabras clave:

Atenção Básica, Educação em Saúde, Estudantes de Odontologia, Odontopediatria, Saúde Bucal

Resumen

O presente estudo teve por objetivo relatar a contribuição da Odontopediatria no Estágio Supervisionado da Criança e do Adolescente para a formação de cirurgiões-dentistas da UNIGRANRIO para a prática na Atenção Básica, por meio de apresentação de relatos de experiências elaboradas por acadêmicos do nono período, a partir da discussão teórica do processo de trabalho na Atenção Básica com ênfase na atuação do generalista com gestantes, bebês, crianças e adolescentes. A atividade foi realizada por 3 turmas (2 do Campus Duque de Caxias e 1 do Campus Barra da Tijuca). Os alunos (n=103) foram divididos em 20 grupos de 5 alunos cada, que durante 4 semanas apresentaram os trabalhos, onde 15 abordaram situação problema em localidades (abordagem coletiva) e 5 abordaram situação problema ligada à assistência odontológica (caso clínico). Após a apresentação, houve um debate entre os professores da disciplina, os componentes do grupo e os demais alunos, a fim de esclarecer dúvidas e aprofundar questões relacionadas ao objetivo da atividade. Este relato de experiência, demostrou que os acadêmicos foram capazes de identificar os problemas de saúde coletivo e individuais, e de propor medidas de enfrentamento contextualizadas de caráter preventivo, curativo e de promoção de saúde. Sendo assim, a disciplina de Odontopediatria contribuiu no processo de formação do futuro cirurgião-dentista da UNIGRANRIO, capacitando-o para atuar na Atenção Básica e de traçar medidas de enfrentamento para suprir as necessidades de saúde da população brasileira, o que é almejado pela UNIGRANRIO e cujo perfil segue o das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leila Chevitarese, Universidade do Grande Rio

Professor(a) Doutor(a), Curso de Odontologia, Universidade do Grande Rio.

Flávia Cariús Tesch Ferreira Alves, Universidade do Grande Rio

Professora Colaboradora, Curso de Odontologia, Universidade do Grande Rio.

Diego de Andrade Teixeira, Universidade do Grande Rio

Preceptor, Curso de Odontologia, Universidade do Grande Rio.

José Massao Miasato, Universidade do Grande Rio

Professor(a) Doutor(a), Curso de Odontologia, Universidade do Grande Rio.

Luciana Alves Herdy da Silva, Universidade do Grande Rio

Professor(a) Doutor(a), Curso de Odontologia, Universidade do Grande Rio.

Citas

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 1.300/2001 de 6 de novembro de

Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em farmácia e odontologia. Diário Oficial, Brasília, DF, 2001. Seção 1, p.25.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 3 de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, DF, 2021. Seção 1, p.69.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; 1988.

Ceccin RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad Saúde Pública. 2004; 20(5): 1400-10.

Brasil. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007. 78p.

UNIGRANRIO. Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia – Modalidade Presencial. 2018. 129p.

Freixinho ABS, Chevitarese L. Abordagem na formação do cirurgião-dentista clínico geral para atuar no serviço público e privado. Revolução na prática de ensino. Rev ABENO. 2010; 10(1): 14-8.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 56 p.: il. (Série B. Textos Básicos em Saúde).

Castro RD, Oliveira AGRC, Araújo IM. Estudo da acessibilidade organizacional aos serviços de saúde bucal de um município de pequeno porte do nordeste brasileiro. Rev Bras Ciênc Saúde. 2011; 14(4): 95-76.

Reis SMAS, Oliveira AG, Gonçalves LC, Costa MM, Olivera JEC, Costa CRR, Reis TS. Formação odontológica: persiste o descompasso entre o perfil do cirurgiãodentista atualmente formado e as demandas da sociedade por saúde bucal. Rev Educ Popular. 2009; 8: 86-97.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília: MS; 2006.

Machado MFAS, Monteiro EMLM, Queiroz DT, Vieira NFC, Barroso MGT. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS - uma revisão conceitual. Ciênc Saúde Colet. 2007; 12(2): 335-42.

Santos SF, Campinas LLSL, Sartori J AL. A afetividade como ferramenta na adesão às orientações sobre educação em saúde bucal na saúde da família. O mundo da saúde. 2010; 34(1): 109-19.

Publicado

05-10-2022

Cómo citar

Chevitarese, L., Alves, F. C. T. F., Teixeira, D. de A., Miasato, J. M., & Silva, L. A. H. da. (2022). Contribuição da disciplina de Odontopediatria na formação acadêmica voltada para a Atenção Básica: relato de experiência. Revista Da ABENO, 22(2), 1658. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1658

Número

Sección

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica