Contribuição da disciplina de Odontopediatria na formação acadêmica voltada para a Atenção Básica
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1658Palabras clave:
Atenção Básica, Educação em Saúde, Estudantes de Odontologia, Odontopediatria, Saúde BucalResumen
O presente estudo teve por objetivo relatar a contribuição da Odontopediatria no Estágio Supervisionado da Criança e do Adolescente para a formação de cirurgiões-dentistas da UNIGRANRIO para a prática na Atenção Básica, por meio de apresentação de relatos de experiências elaboradas por acadêmicos do nono período, a partir da discussão teórica do processo de trabalho na Atenção Básica com ênfase na atuação do generalista com gestantes, bebês, crianças e adolescentes. A atividade foi realizada por 3 turmas (2 do Campus Duque de Caxias e 1 do Campus Barra da Tijuca). Os alunos (n=103) foram divididos em 20 grupos de 5 alunos cada, que durante 4 semanas apresentaram os trabalhos, onde 15 abordaram situação problema em localidades (abordagem coletiva) e 5 abordaram situação problema ligada à assistência odontológica (caso clínico). Após a apresentação, houve um debate entre os professores da disciplina, os componentes do grupo e os demais alunos, a fim de esclarecer dúvidas e aprofundar questões relacionadas ao objetivo da atividade. Este relato de experiência, demostrou que os acadêmicos foram capazes de identificar os problemas de saúde coletivo e individuais, e de propor medidas de enfrentamento contextualizadas de caráter preventivo, curativo e de promoção de saúde. Sendo assim, a disciplina de Odontopediatria contribuiu no processo de formação do futuro cirurgião-dentista da UNIGRANRIO, capacitando-o para atuar na Atenção Básica e de traçar medidas de enfrentamento para suprir as necessidades de saúde da população brasileira, o que é almejado pela UNIGRANRIO e cujo perfil segue o das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia.
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