Acolhimento na Faculdade de Odontologia da UFMG

humanização no atendimento dos pacientes

Autores

  • Millena Jardim Vieira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG
  • Pedro Henrique Durães Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG
  • Lumena Thaís Vimieiro Melo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG
  • Juliana Vilela Bastos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG
  • Ricardo Reis Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG
  • Patricia Valente Araujo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG https://orcid.org/0000-0001-9413-5595

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1691

Palavras-chave:

Saúde, Relações Comunidade-Instituição., Triagem. Acolhimento. Saúde., Odontologia, Sistema Único de Saúde.

Resumo

A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 pelo Ministério da Saúde, em meio à necessidade de se ampliar o convencional modelo sanitário baseado no eixo doença-cura para um modelo que abordasse, de maneira coletiva, a família e a comunidade. A modificação das estratégias de atuação/atendimento e da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) tornou-se, então, uma prioridade. O objetivo desse artigo foi relatar a implementação das práticas de acolhimento para os usuários que buscam atendimento clínico na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO-UFMG). A partir da criação do projeto de extensão “Acolhimento e Orientação ao Usuário da FAO-UFMG”, em agosto de 2017, dados quantitativos relacionados à queixa principal e encaminhamento dos pacientes foram coletados das fichas clínicas específicas do projeto. Da análise desses dados, foi possível perceber que os usuários passaram a ser atendidos de forma mais humanizada, acolhedora, respeitosa e com maior qualidade, tendo sua trajetória terapêutica mais bem delineada. As ações implementadas também repercutiram positivamente na logística de funcionamento do setor responsável pela recepção dos pacientes, no cuidado prestado pelos profissionais envolvidos na atenção à saúde e no aprendizado dos alunos, contribuindo para a consolidação do projeto, pautado nos pilares da extensão.

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Biografia do Autor

Millena Jardim Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

GRADUANDA EM ODONTOLOGIA, BOLSISTA DE EXTENSÃO 2020/2021

Pedro Henrique Durães Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

GRADUADO EM ODONTOLOGIA PELA FAO UFMG, BOLSISTA DE EXTENSÃO 2019/2020

Lumena Thaís Vimieiro Melo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

SERVIDOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE MINAS GERAIS

Juliana Vilela Bastos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

PROFESSORA ADJUNTA DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA DA FAO UFMG

Ricardo Reis Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

PROFESSOR ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFMG

Patricia Valente Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

Professora Associada do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da UFMG

Referências

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Vieira, M. J. ., Guimarães, P. H. D. ., Melo, L. T. V., Bastos, J. V. ., Oliveira, R. R. ., & Araujo, P. V. . (2021). Acolhimento na Faculdade de Odontologia da UFMG: humanização no atendimento dos pacientes. Revista Da ABENO, 21(1), 1691. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1691

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica