Acolhimento na Faculdade de Odontologia da UFMG
humanização no atendimento dos pacientes
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1691Palabras clave:
Saúde, Relações Comunidade-Instituição., Triagem. Acolhimento. Saúde., Odontologia, Sistema Único de Saúde.Resumen
A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 pelo Ministério da Saúde, em meio à necessidade de se ampliar o convencional modelo sanitário baseado no eixo doença-cura para um modelo que abordasse, de maneira coletiva, a família e a comunidade. A modificação das estratégias de atuação/atendimento e da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) tornou-se, então, uma prioridade. O objetivo desse artigo foi relatar a implementação das práticas de acolhimento para os usuários que buscam atendimento clínico na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO-UFMG). A partir da criação do projeto de extensão “Acolhimento e Orientação ao Usuário da FAO-UFMG”, em agosto de 2017, dados quantitativos relacionados à queixa principal e encaminhamento dos pacientes foram coletados das fichas clínicas específicas do projeto. Da análise desses dados, foi possível perceber que os usuários passaram a ser atendidos de forma mais humanizada, acolhedora, respeitosa e com maior qualidade, tendo sua trajetória terapêutica mais bem delineada. As ações implementadas também repercutiram positivamente na logística de funcionamento do setor responsável pela recepção dos pacientes, no cuidado prestado pelos profissionais envolvidos na atenção à saúde e no aprendizado dos alunos, contribuindo para a consolidação do projeto, pautado nos pilares da extensão.
Descargas
Citas
(1) Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização (PNH). 1º ed. Brasília: Secretaria de Assistência à Saúde; 2015. [Acesso em 4 jun. 2021]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/ bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf.
(2) Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: A humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. 1º ed. Brasília: Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização; 2004. [Acesso em 4 jun. 2021]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf.
(3) Ministério da Saúde: Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2º ed. Brasília; 2008. [Acesso em 4 jun. 2021]. Disponível em: https://bvsms.saude. gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_praticas_producao_saude_2ed.pdf.
(4) Rezende MCRA, Lopes MRANE, Gonçalves DA, Zavanelli AC, Fajardo RS. Acolhimento e bem estar no atendimento odontológico humanizado: o papel da empatia. Arch Health Invest. 2015; 4(3): 57-61.
(5) Emmi DT, Gomes JT, Barroso RFF, Araújo MVA. Humanização no Acolhimento aos Usuários das Clínicas de Ensino da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará: Cinco Anos de Experiência de um Projeto de Extensão. Rev Conexao. 2016; 12 (3): 477-86.
(6) Neves M, Pretto SM, Ely HC. Percepções de usuários e trabalhadores de saúde sobre a implantação do acolhimento em uma unidade de saúde em Porto Alegre. Rev Odontol UNESP. 2013; 42 (5): 364-71.
(7) Mota LQ, Farias DBLM, Santos TA. Humanização no atendimento odontológico: acolhimento da subjetividade dos pacientes atendidos por alunos de graduação em Odontologia. Arq Odontol. 2012; 48 (3):151-8.
(8) Padilha LS. Processo de Implantação do Acolhimento com Classificação de Risco no Setor de Urgências da Clínica Odontológica da UEM. Maringá, 2012. [Acesso em 4 jun. 2021]. Disponível em: http://www.pgo. uem.br/trabalhos/dissertacoes/luciene-sil verio-padilha.pdf.
(9) Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Protocolo de Cooperação Entre Entes Públicos (PCEP) e Plano Operativo Anual (POA). Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Saúde; 2016.
(10) Pinheiro PM, Oliveira LCA. Contribuição do acolhimento e do vínculo na humanização da prática do cirurgião-dentista no Programa Saúde da Família. Interface. 2011;15(36): 185-98.
(11) Colegiado de Graduação [internet]. Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia da FO-UFMG. Belo Horizonte, 2002. [Acesso em 4 jun. 2021]. Disponível em: https://www.odonto.ufmg.br/colgrad/wp-content/uploads/sites/3/2019/01/Projeto-Pedag%C3%B3gico-do-Curso-de-Odontologia-da-FO-UFMG.pdf.
(12) Coutinho LRP, Barbieri AR, Santos MLM. Acolhimento na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Saúde Debate. 2015;39 (105):514-24.
(13) Angnes DI. Humanizasaúde: diferencial do atendimento na saúde. Bol Saúde. 2004; 18 (2):10-5.
(14) Mota RA, Martins CGM, Véras RM. Papel dos profissionais de saúde na Política de Humanização Hospitalar. Psicol Est. 2006; 11(2):323-30.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).