Aquisição da autonomia profissional nos estágios curriculares de Odontologia no SUS

Autores/as

  • Thiago Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Regina Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eloá Rossoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1699

Palabras clave:

Autonomia Profissional, Competência Clínica, Tomada de Decisões Clínica, Educação na Odontologia, Educação Baseada em Competências

Resumen

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a formação do cirurgião-dentista deve garantir o desenvolvimento de estágios curriculares em serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo é analisar os significados das vivências nos Estágios Curriculares Supervisionados no SUS, para a aquisição de competências e habilidades relacionadas à autonomia profissional, pelos egressos do curso de Odontologia de uma universidade pública do sul do Brasil. Trata-se de um estudo de natureza descritiva com dados qualitativos e quantitativos com uma amostra composta por 152 egressos que vivenciaram os Estágios Curriculares Supervisionados entre 2012 e 2016 e responderam online a um questionário. Convidou-se uma amostra intencional destes egressos para realização de entrevistas em profundidade, totalizando 14 entrevistados. O material quantitativo foi submetido à análise descritiva e os dados qualitativos foram sistematizados e submetidos a análise de conteúdo temática. Foram construídas as seguintes unidades de análise: Inserção profissional e escolhas dos egressos e Vivências nos estágios e aquisição de autonomia profissional. Os egressos são na sua maioria mulheres, idade média de 26 anos, 23,60% estão inseridos em serviços públicos de saúde e 51,97% atuam e residem na cidade de Porto Alegre. As experiências na atenção e gestão dos serviços de saúde por meio dos estágios na graduação permitiram que os egressos desenvolvessem habilidades para aquisição de competências voltadas à autonomia profissional como expressaram a maioria dos participantes, entre elas, destacam-se as habilidades técnicas e relacionais. Conclui-se que os estágios curriculares no SUS são considerados pelos egressos muito importantes em sua formação acadêmica, profissional e pessoal.

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Biografía del autor/a

Thiago Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Egresso(a) do Curso de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eliane Regina Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Egresso(a) do Curso de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eloá Rossoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora Associada, Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

12-08-2022

Cómo citar

Rodrigues, T., Cardoso, E. R., & Rossoni, E. (2022). Aquisição da autonomia profissional nos estágios curriculares de Odontologia no SUS . Revista Da ABENO, 22(2), 1699. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1699

Número

Sección

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica