Para abrir a Ciência Odontológica

buscas epistêmicas para uma formação mais plural e democrática, humana e mundana

Autores/as

  • Carlo Henrique Goretti Zanetti Universidade de Brasília
  • Otacílio Batista de Sousa Nétto Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1726

Palabras clave:

Educação, Ensino de Odontologia, Ciência, Democracia, Cultura

Resumen

O propósito desse texto é relatar a experiência iniciada em 2016 de giro epistêmico da disciplina Práticas de Saúde (DSC/UnB) para alinhá-la ao esforço pragmático de formar estudantes mais capazes de atribuir sentido e valor à sua presença futura em cenários complexos de prática, tais como os campos de estágio no SUS. O artigo considera que sem a Ciência Moderna não seria possível consolidar as profissões da saúde como profissões igualmente modernas, mas problematiza a perspectiva epistêmica (reducionista e positivista) que suporta suas teorizações, e compreende a cultura científica vigente como obstáculo, seja para a atualização dos referenciais epistêmicos, seja para uma formação democrática que considere a pluralidade dos discursos no interior da cultura. Apresenta as dificuldades institucionais nos cursos de saúde da UnB para introduzir os estudantes dos períodos iniciais em atividades de campo no SUS, e justifica a opção de apostar na pragmática como antecipação à práxis, de fazer a ação do discurso como acumulação para ações subsequentes de intervenção em campo. Nesse contexto, optou-se pela estratégia de extensão ao contrário (extensão inversa, reversão da extensão) para abrir o diálogo de saberes com outras comunidades epistêmicas na formação profissional universitária. O artigo descreve o processo e faz uma análise críticoreflexiva do mesmo.

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Biografía del autor/a

Carlo Henrique Goretti Zanetti, Universidade de Brasília

Professor Doutor, Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília.

Otacílio Batista de Sousa Nétto, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Clínica Médica, Professor do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

23-08-2022

Cómo citar

Zanetti, C. H. G., & Sousa Nétto, O. B. de. (2022). Para abrir a Ciência Odontológica: buscas epistêmicas para uma formação mais plural e democrática, humana e mundana. Revista Da ABENO, 22(2), 1726. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1726

Número

Sección

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica