Experiências de aprendizagem mais efetivas segundo acadêmicos de Odontologia

Autores/as

  • Fabio Marzullo Zaroni Universidade Federal do Paraná Autor correspondente: Fabio Marzullo Zaroni Av. Prefeito Lothário Meissner, 3.400 CEP 80.210-170 – Jardim Botânico – Curitiba – Paraná Tel/fax (41) 3360-4052
  • Guilherme Strujak Universidade Federal do Paraná
  • Gabriel Leonardo Magrin Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Reichert da Silva Assunção Universidade Federal do Paraná
  • Antônio Adilson Soares de Lima Universidade Federal do Paraná
  • Ângela Fernandes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.199

Palabras clave:

Aprendizagem. Ensino. Educação em Odontologia.

Resumen

O ensino centrado no professor ainda é amplamente abordado na maioria das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Este método não prioriza a participação ativa do aluno no processo de construção do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi conhecer as experiências de aprendizagem consideradas mais significativas pelos acadêmicos de odontologia. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com análise descritiva e analítica utilizando questionário previamente testado. A amostra foi composta por 274 acadêmicos, regularmente matriculados no ano de 2014. Do total de alunos, 209 (76,3%) era do sexo feminino, com média de idade de 21,3±2,5 anos. Os resultados demonstraram que a estratégia de ensino que mais colaborou para a aprendizagem do aluno foram as atividades desenvolvidas em aulas práticas (186, 67,9%), contribuindo, segundo 171 (92,3%) alunos, de maneira intensa para sua formação. A segunda estratégia de ensino mais citada foi a participação em projetos de extensão (17, 6,2%). Observou-se tendência na preferência pelas atividades extraclasse entre acadêmicos do sexo feminino. Não houve diferença estatisticamente significativa entre o tipo de estratégia de ensino e idade (p=0,211). Atividades em aulas práticas foram as que mais contribuíram para o aprendizado do acadêmico no âmbito universitário. Espera-se que os resultados deste estudo, em conjunto com as Diretrizes Curriculares Nacionais, contribuam para a discussão sobre a necessidade de melhorias e inovação no ensino em odontologia.

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Biografía del autor/a

Fabio Marzullo Zaroni, Universidade Federal do Paraná Autor correspondente: Fabio Marzullo Zaroni Av. Prefeito Lothário Meissner, 3.400 CEP 80.210-170 – Jardim Botânico – Curitiba – Paraná Tel/fax (41) 3360-4052

Aluno de Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Mestrado) - Departamento de Estomatologia, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Guilherme Strujak, Universidade Federal do Paraná

Aluno de Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Mestrado) - Departamento de Estomatologia, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Gabriel Leonardo Magrin, Universidade Federal do Paraná

Aluno de Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Mestrado) - Departamento de Estomatologia, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Luciana Reichert da Silva Assunção, Universidade Federal do Paraná

Doutora, Professora do Departamento de Estomatologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Antônio Adilson Soares de Lima, Universidade Federal do Paraná

Doutor, Professor do Departamento de Estomatologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Ângela Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Doutora, Professora do Departamento de Estomatologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Citas

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Publicado

10-01-2016

Cómo citar

Zaroni, F. M., Strujak, G., Magrin, G. L., Assunção, L. R. da S., Soares de Lima, A. A., & Fernandes, Ângela. (2016). Experiências de aprendizagem mais efetivas segundo acadêmicos de Odontologia. Revista Da ABENO, 15(3), 80–87. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.199

Número

Sección

Artículo