Características de um bom professor na concepção dos acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i1.2Palabras clave:
Docentes. Educação em odontologia. Educação superior.Resumen
Este estudo teve por objetivo conhecer as características do professor ideal na concepção dos acadêmicos
do Curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Foi um estudo exploratório delineado segundo norteadores da pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi estruturada com base nos princípios do Teste de Associação Livre de Palavras, tendo como estímulo indutor a expressão professor ideal para mim é. O participante deveria relacionar até oito (8) palavras que, em sua concepção, definiriam o bom professor. A coleta foi conduzida por um único pesquisador. Para a análise dos dados foram definidas cinco categorias. Participaram da pesquisa 225 acadêmicos matriculados do primeiro ao último período do curso, no segundo semestre de 2010. Para os acadêmicos, os principais atributos de um professor ideal são: habilidades sociais e interpessoais (37,9%), habilidades pedagógicas (25,9%), habilidades cognitivas (14,7%), habilidades organizacionais (14,1%) e ser ético (7,5%). Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que, para os acadêmicos, o bom professor não é somente aquele que tem características relacionadas ao conhecimento disciplinar e pedagógico, mas sim, aquele que apresenta habilidades sociais e interpessoais, sendo organizado, manifestando postura ética e compromisso profissional.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).