Vivências comunitárias durante as excursões didáticas no curso de Odontologia da UFPE - uma experiência extramuros

Autores/as

  • Márcia Maria Vendiciano Barbosa Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco
  • José Thadeu Pinheiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Arnaldo De França Caldas Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • André Cavalcante da Silva Barbosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Amanda Priscilla Santana da Silva
  • Elizabeth Louisy Marques Soares da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.252

Palabras clave:

Ensino. Odontologia Comunitária. Educação em Odontologia.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos alunos envolvidos no projeto de Excursão Didática a respeito da integralidade da atenção à saúde e da integralização ensino, trabalho e práticas sociais. Trata-se de um estudo observacional do tipo analítico. A amostra foi composta de 109 alunos que participaram das excursões e que estavam cursando entre o 7º e o 10º período do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As atividades das excursões foram desenvolvidas nas cidades do sertão pernambucano. O questionário aplicado para coletar as informações dos participantes foi composto por quatro partes: Dados pessoais (nome, idade, sexo e período do curso); Infraestrutura necessária para a excursão (transporte, recurso financeiro e duração da atividade); Abordagem clínica (acolhimento, relacionamento dos profissionais com os pacientes e famílias, biossegurança e domínio das atividades clínicas); e Resultado final da excursão. Quase a totalidade da amostra dos estudantes entendeu como adequada a metodologia utilizada durante todo o transcurso da atividade. As atividades extramuros desenvolvidas nas comunidades cumpriram seu principal objetivo, que foi proporcionar aos alunos uma visão integral da realidade social e sanitária encontrada nas comunidades não assistidas pelos serviços básicos de saúde. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Maria Vendiciano Barbosa Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva

Área de Odontopediatria

José Thadeu Pinheiro, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Prótese e Cirugia Buco-Facial,

Áreas de Endodontia e Bioética.

Arnaldo De França Caldas Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva

Área de Saúde Coletiva e Pacientes com necessidades especiais

André Cavalcante da Silva Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-graduação em Odontologia UFPE

Área de Pacientes com necessidades Especiais

Elizabeth Louisy Marques Soares da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente na Universidade Federal de Pernambuco

Citas

Schmidt RAC. A questão ambiental na promoção da saúde: uma oportunidade de ação multiprofissional sobre doenças emergentes. Physis. 2007; 17: 373-92.

Botazzo C, Manfredini MA, Narvai PC, Sao Pedro PF. Saúde bucal coletiva. Sao Paulo (Estado). Secretaria da Saude. Gepro de Saude Bucal, 1988.

Sucupira AC, Mendes R. Promoção da Saúde: conceitos e definições. Sanare. 2003; 4: 7-10.

OMS. Carta de Ottawa. 1986.

Soares AN, Morgan BS, Santos FBO, Matozinhos FP, Penna CM de M. Crenças e práticas de saúde no cotidiano de usuários da rede básica de saúde. Rev enferm UERJ. 2014; 22: 83-8.

Mattos RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. ABRASCO. 2001. 43-68.

Júnior AM, Alves M, Nunes JP, Costa I do CC. Experiência extramural em hospital público e a promoção da saúde bucal coletiva. Rev Saúde Pública. 2005; 39:305-10.

Acioli S. A prática educativa como expressão do cuidado em Saúde Pública. Rev Bras Enferm. 2008; 61: 117-21.

MEC. Plano Nacional de Extensão Universitária. 2001.

Alves FBT, Gregol LRG, Czlusniak GD, Jiménez EEO. Ação integrada em Odontologia na comunidade: uma experiência da integração ensino-serviço. Rev Conexão UEPG. 2011; (2):230-9.

PROACAD/UFPE. Excursões Didáticas. 2013.

Moysés ST, Moysés SJ, Kriger L, Schmitt EJ. Humanizando a educação em Odontologia. Rev ABENO. 2003; 3: 58–64.

Almeida Santa-Rosa TT, Vargas AMD, Santa-Rosa TTA, Vargas AMD, Ferreira EF. O internato rural e a formação de estudantes do curso de Odontologia da UFMG. Interface-Comunic Saúde Educ. 2007; 11: 451-66.

Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. v. 8. 2007

Araujo ME. Palavras e silêncios na educação superior em odontologia. Ciênc Saúde Colet. 2006; 11: 179-82.

Siqueira CS, Lelis ÉR, Reis SM de ÁS. Saberes relevantes na formação do profissional da saúde. In: Universidade Federal de Uberlândia. 2008.

Lima ENA, Souza ECF. Percepção sobre ética e humanização na formação odontológica. RGO. 2010; 58: 231-8.

Tuon ACLF, Lacerda JT, Traebert J. Prevalência de cárie em escolares da zona rural de Jacinto Machado, SC, Brasil. Pesq Bra Odontoped e Clin Integ. 2007; 7: 277-84.

Publicado

12-07-2016

Cómo citar

Vasconcelos, M. M. V. B., Pinheiro, J. T., Caldas Júnior, A. D. F., Barbosa, A. C. da S., Silva, A. P. S. da, & Silva, E. L. M. S. da. (2016). Vivências comunitárias durante as excursões didáticas no curso de Odontologia da UFPE - uma experiência extramuros. Revista Da ABENO, 16(2), 45–53. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.252

Número

Sección

Artículo