Série histórica dos conceitos do Enade em Odontologia: houve mudanças ao longo de três ciclos avaliativos?

Autores/as

  • Mariele Silva de Azevedo Universidade Estadual da Paraíba
  • Thayse Gonzaga Gomes Universidade Estadual da Paraíba
  • Rafael Lucas Sales Barbosa Universidade Estadual da Paraíba
  • Allan Vinícius Martins de Barros Universidade de Pernambuco
  • Andrea Cristina Barbosa da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Pedro Henrique Sette-de-Souza Universidade de Pernambuco, Universidade Estadual da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.337

Palabras clave:

Educação em Odontologia. Avaliação Educacional. Educação Superior.

Resumen

O Sistema Nacional de Avaliação em Educação Superior (SINAES) é responsável por avaliar as Instituições de Educação Superior (IES) públicas e privadas, sendo o Exame Nacional de Desempenho Acadêmico (Enade) um de seus eixos avaliativos, cuja finalidade é aferir o perfil e o desempenho dos alunos universitários e as características do curso ofertado. O Enade é realizado pelos concluintes do curso e se repete a cada três anos para a mesma área de conhecimento. O objetivo desse trabalho foi avaliar uma série histórica dos conceitos do Enade dos cursos de graduação em Odontologia de IES públicas e privadas do Brasil a fim de verificar as mudanças ocorridas ao longo de três ciclos avaliativos. Para tanto, buscou-se nos relatórios disponibilizados pelo INEP os conceitos Enade de todos os cursos avaliados na área de odontologia, nos anos de 2007, 2010 e 2013. Os dados foram submetidos à análise descritiva por meio da média e desvio-padrão dos conceitos e categorizados de acordo com a Unidade da Federação e, posteriormente, agrupados nas macrorregiões, de acordo com a categoria administrativa. Apesar das diferenças regionais quanto à concentração de cursos de Odontologia, os cursos de IES públicas foram mais bem avaliados no Enade do que os de IES privadas, independentemente da região. Os cursos de odontologia de IES pública são mais bem avaliados do que os de IES privadas, no Enade, independente da região. Somente os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará tem todas as IES públicas com conceito 5.

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Publicado

13-03-2017

Cómo citar

de Azevedo, M. S., Gomes, T. G., Barbosa, R. L. S., de Barros, A. V. M., da Silva, A. C. B., & Sette-de-Souza, P. H. (2017). Série histórica dos conceitos do Enade em Odontologia: houve mudanças ao longo de três ciclos avaliativos?. Revista Da ABENO, 17(1), 109–113. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.337

Número

Sección

Artículo