Ensino da Odontologia Hospitalar no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.380Palabras clave:
Educação em Odontologia. Ensino. Currículo. Equipe Hospitalar de Odontologia.Resumen
O objetivo do presente estudo foi apresentar um panorama da inserção da Odontologia Hospitalar nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) da região Sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e exploratório. Nos sítios eletrônicos dos cursos buscou-se informações referentes à oferta do componente curricular de Odontologia Hospitalar ou equivalente. Foram analisadas variáveis como natureza das instituições (pública ou privada), momento do curso no qual o componente curricular é ofertado (ano/semestre), natureza do ensino (teórico, prático ou teórico-prático), carga horária total e disponibilidade de ementa, objetivos e conteúdos ministrados. Participaram do estudo 40 cursos de graduação em Odontologia da região Sul do Brasil. Em seis deles não foram encontradas informações do PPP. Com relação à oferta, seis cursos apresentam Odontologia Hospitalar na matriz curricular, dois no Paraná e quatro no Rio Grande do Sul, todas instituições privadas. Quanto ao momento de oferta e a carga horária, em três encontra-se no décimo semestre com 65h, em uma no nono semestre com 68h e em duas estas informações não estavam disponíveis. Todas apresentaram ementas, entretanto, não foram encontradas informações da natureza (teórica/prática) dos componentes curriculares. O estudo traçou um panorama da inserção da Odontologia Hospitalar nos cursos de Odontologia do Sul do Brasil, apontando a necessidade de discussão acerca da implementação deste conteúdo. Observou-se também que nem todos os cursos disponibilizam informações da matriz curricular online, e quando disponíveis nem todas as características são apresentadas.
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