Ciência sem Fronteiras na formação profissional: percepções de estudantes de Odontologia da UFSM

Autores/as

  • Sílvia Ataide Pithan Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0001-7421-0586
  • Marília Forgearini Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiza Chagas Pires Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.402

Palabras clave:

Educação em Odontologia. Intercâmbio Educacional Internacional. Educação Superior.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de estudantes sobre o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) no curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria. Foi realizada pesquisa de caráter qualitativo, utilizando entrevista semiestruturada com acadêmicos que participaram do programa CsF. A entrevista foi gravada em áudio, transcrita e, após, procedeu-se a análise dos dados. A partir das entrevistas foram elaboradas seis categorias para análise: Língua estrangeira: fator motivacional e fator de dificuldade; Amadurecimento pessoal: uma expectativa concretizada; Falta de planejamento na criação do programa; Diferenças de metodologia do ensino superior; Impacto do Ciência sem Fronteiras na formação profissional e Contribuições do Ciência sem Fronteiras para a instituição e para o país.  Conclui-se que os acadêmicos de Odontologia que participaram do programa perceberam mais impactos positivos na sua vida pessoal, ficando a formação profissional em segundo plano.

 

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Biografía del autor/a

Sílvia Ataide Pithan, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Estomatologia

Marília Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Ensino e Currículo

Luiza Chagas Pires, Universidade Federal de Santa Maria

Cirurgiã-dentista

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Publicado

28-03-2018

Cómo citar

Pithan, S. A., Nunes, M. F., & Pires, L. C. (2018). Ciência sem Fronteiras na formação profissional: percepções de estudantes de Odontologia da UFSM. Revista Da ABENO, 18(1), 2–14. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.402

Número

Sección

Artículo