Maquiagem como estratégia de ensino e pesquisa em Odontologia Legal: relato de experiência

Autores/as

  • Mário Marques Fernandes Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Juan Antonio Cobo Plana Instituto Médico Legal de Aragón, Zaragoza, Espanha
  • Fernanda Capurucho Horta Bouchardet Departamento de Odontologia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.
  • Nelson Massanobu Sakaguti Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Gabriela Cauduro Rosa Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Rosane Pérez Baldasso Seção de Perícias em Áudio e Imagens, Departamento de Criminalística, Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Rogério Nogueira Oliveira Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.410

Palabras clave:

Avaliação de Danos. Metodologias de Avaliação de Danos. Odontologia Legal. Estética. Responsabilidade Legal.

Resumen

O ensino da valoração de danos odontológicos pós-traumáticos é ministrado, em muitas situações, de forma teórica e ilustrativa com imagens projetadas, distanciando o aluno da vivência prática desse conteúdo. Por esse motivo, a simulação de lesões por meio de maquiagem pode auxiliar o ensino desse tema e também pesquisas, considerando, por exemplo, a necessidade de comparar a vítima de trauma com o seu estado anterior. O objetivo deste artigo é relatar uma experiência docente junto à graduação em Odontologia na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, evidenciando o potencial uso da simulação realística com maquiagem no ensino da valoração de danos pós-traumáticos e incitando a possível utilização em pesquisas na área de Odontologia Legal. Trata-se de uma metodologia inovadora, com perspectiva promissora no campo da Odontologia Legal.

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Publicado

19-06-2017

Cómo citar

Fernandes, M. M., Plana, J. A. C., Bouchardet, F. C. H., Sakaguti, N. M., Rosa, G. C., Baldasso, R. P., & Oliveira, R. N. (2017). Maquiagem como estratégia de ensino e pesquisa em Odontologia Legal: relato de experiência. Revista Da ABENO, 17(2), 32–38. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.410

Número

Sección

Artículo