Antibioticoprofilaxia em Odontologia: uma experiência de ensino utilizando mapas conceituais

Autores/as

  • Fabricio Moraes Pereira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Maycon Douglas Oliveira de Araújo Acadêmico do curso de Odontologia - UFPA
  • Dieverton Rufino de Souza Silva Acadêmico do curso de Odontologia - UFPA
  • Aryane Silva dos Santos Acadêmica do curso de Odontologia - UFPA
  • Estefany Martins Lira Acadêmica do curso de Odontologia - UFPA
  • Liliane Silva do Nascimento Professora Adjunta IV do Instituto de Ciências da Saúde - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.422

Palabras clave:

Antibioticoprofilaxia. Ensino. Aprendizagem.

Resumen

O uso de antibióticos é amplamente difundido em Odontologia, devido ao risco de exposição do paciente a agentes infecciosos durante a prática clínica. Desta forma, é importante que o profissional da área esteja apto a utilizar protocolos antimicrobianos. Este trabalho visa relatar a experiência de construção de mapas conceituais no ensino de antibioticoprofilaxia em Odontologia. Foram considerados os seguintes temas: tipos de fármaco, seleção do fármaco, dosagem, e conduta clínica nas infecções agudas. Inicialmente foi realizada revisão bibliográfica acerca de protocolos profiláticos e da aprendizagem significativa, a fim de apropriar os estudantes ao método em que este trabalho está baseado. Foram montados três mapas conceituais, cada um por dois estudantes. Apesar da dificuldade visível em organizar todas as ideias a serem utilizadas e até a falta de algumas, a estruturação dos mapas conceituais foi considerada satisfatória, dentro de seu papel pedagógico de suscitar a aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Fabricio Moraes Pereira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestrando em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia - UFPA

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Publicado

28-03-2018

Cómo citar

Pereira, F. M., de Araújo, M. D. O., Silva, D. R. de S., dos Santos, A. S., Lira, E. M., & do Nascimento, L. S. (2018). Antibioticoprofilaxia em Odontologia: uma experiência de ensino utilizando mapas conceituais. Revista Da ABENO, 18(1), 155–160. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.422

Número

Sección

Artículo