Antibioticoprofilaxia em Odontologia: uma experiência de ensino utilizando mapas conceituais
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.422Palabras clave:
Antibioticoprofilaxia. Ensino. Aprendizagem.Resumen
O uso de antibióticos é amplamente difundido em Odontologia, devido ao risco de exposição do paciente a agentes infecciosos durante a prática clínica. Desta forma, é importante que o profissional da área esteja apto a utilizar protocolos antimicrobianos. Este trabalho visa relatar a experiência de construção de mapas conceituais no ensino de antibioticoprofilaxia em Odontologia. Foram considerados os seguintes temas: tipos de fármaco, seleção do fármaco, dosagem, e conduta clínica nas infecções agudas. Inicialmente foi realizada revisão bibliográfica acerca de protocolos profiláticos e da aprendizagem significativa, a fim de apropriar os estudantes ao método em que este trabalho está baseado. Foram montados três mapas conceituais, cada um por dois estudantes. Apesar da dificuldade visível em organizar todas as ideias a serem utilizadas e até a falta de algumas, a estruturação dos mapas conceituais foi considerada satisfatória, dentro de seu papel pedagógico de suscitar a aprendizagem.
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