Nova proposta para ensino/treinamento na detecção de lesões de cárie: insights da implementação do método entre estudantes de graduação

Autores/as

  • Mariana Minatel Braga Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo
  • Tathiane Larissa Lenzi Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo
  • Bianca Prado Tibério Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo
  • Fernanda Rosche Ferreira Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo
  • Fausto Medeiros Mendes Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Kim Rud Ekstrand Universidade de 
Copenhagen

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.438

Palabras clave:

New proposal for teaching/training in caries lesions’ detection, insights from the implementation of the method among undergraduate students

Resumen

O presente estudo propõe um método para o ensino de detecção e avaliação de lesões de cárie, utilizando o Sistema Internacional de Avaliação e Detecção de Cárie (ICDAS) como ferramenta auxiliar. Sessenta e dois estudantes do quarto ano do curso de graduação em Odontologia da Universidade de São Paulo foram submetidos a três atividades de treinamento para uso do ICDAS, aplicadas em diferentes momentos: aula teórica convencional, atividade com projeção de imagens e atividade prática-laboratorial com dentes extraídos. Os estudantes responderam a questionários, antes e após as atividades, para avaliação do conhecimento e da percepção sobre as mesmas. Também foi realizada avaliação prática, com avaliação de dentes extraídos. Após os exercícios laboratoriais, a média de respostas corretas para questões conceituais aumentou significativamente e se manteve até o final da atividade laboratorial. Quem acreditava estar bem preparado no início da atividade teve 3 vezes mais chances de alcançar nota acima de 5 no segundo momento da atividade prática-laboratorial (OR=3,1; 95% IC=1,0 – 9,1). Concluiu-se que a atividade prática-laboratorial contribui para o aprendizado de estudantes de graduação na detecção de lesões cárie, inclusive sanando dúvidas conceituais que possam existir após a aula teórica. Todavia, a percepção do estudante pode não ser impactada pela atividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Minatel Braga, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo

Professora Associada Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo  

Tathiane Larissa Lenzi, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Bianca Prado Tibério, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo

Cirurgiã-dentista

Fernanda Rosche Ferreira, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo

Mestre em Odontopediatria pela Faculdadade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Fausto Medeiros Mendes, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Professor Associado Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Kim Rud Ekstrand, Universidade de 
Copenhagen

Professor Associado do Departamento de Endodontia e Cariologia da Universidade de 
Copenhagen

Citas

Pitts N, Melo P, Martignon S, Ekstrand K, Ismail A. Caries risk assessment, diagnosis and synthesis in the context of a European Core Curriculum in Cariology. Eur J Dent Educ. 2011;15(1):23-31.

Schulte AG, Pitts NB, Huysmans MCDNJM, Splieth C, Buchalla W. European Core Curriculum in Cariology for undergraduate Dental

students. Caries Res. 2011;45(4):336-45.

Pitts N. "ICDAS" - an international system for caries detection and assessment being developed to facilitate caries epidemiology, research and appropriate clinical management. Community Dent Health. 2004;21(3):193-8.

Ismail A. Visual and visuo-tactile detection of dental caries. J Dent Res. 2004;83:56-66.

Burt BA, Kolker JL, Sandretto AM, Yuan Y, Sohn W, Ismail AI. Dietary patterns related to caries in a low-income adult population. Caries Res. 2006;40(6):473-80.

Nyvad B, Fejerskov O. Assessing the stage of caries lesion activity on the basis of clinical and microbiological examination. Community Dent Oral Epidemiol. 1997;25(1):69-75.

Nyvad B. Diagnosis versus detection of caries. Caries Res. 2004;38(3):192-8.

Gimenez T, Piovesan C, Braga MM, Raggio DP, Deery C, Ricketts DN, et al. Visual inspection for caries detection: a systematic review and meta-analysis. J Dent Res. 2015;94(7):895-904.

Diniz MB, Lima LM, Santos-Pinto L, Eckert GJ, Zandoná AGF, de Cássia Loiola Cordeiro R. Influence of the ICDAS e-learning program for occlusal caries detection on dental students. J Dent Educ. 2010;74(8):862-8.

Marteau TM, Bekker H. The development of a six-item short-form of the state scale of the Spielberger State-Trait Anxiety Inventory (STAI). Br J Clin Psychol. 1992;31(3):301-6.

Assaf AV, de Castro Meneghim M, Zanin L, Tengan C, Pereira AC. Effect of different diagnostic thresholds on dental caries calibration - a 12 month evaluation. Community Dent Oral Epidemiol. 2006;34(3):213-9.

Braga MM, Oliveira LB, Bonini GAVC, Bönecker M, Mendes FM. Feasibility of the International Caries Detection and Assessment System (ICDAS-II) in epidemiological surveys and comparability with standard World Health Organization criteria. Caries Res. 2009;43(4):245-9.

Sims MC, Hall DP, Hall N, Archibald AMC, Maxwell SRJ. Teaching medical students prescribing skills: a near-peer approach. Med Educ. 2011;45(11):1144-5.

Huntoon KM, McCluney CJ, Wiley EA, Scannell CA, Bruno R, Stull MJ. Self-reported evaluation of competencies and attitudes by physicians-in-training before and after a single day legislative advocacy experience. BMC Med Educ. 2012;12:47. doi: 10.1186/1472-6920-12-47.

Bissell V, McKerlie RA, Kinane DF, McHugh S. Teaching periodontal pocket charting to dental students: a comparison of computer assisted learning and traditional tutorials. Br Dent J. 2003;195(6):333-6.

Woelber JP, Hilbert TS, Ratka-Krüger P. Can easy-to-use software deliver effective e-learning in dental education? A randomised controlled study. Eur J Dent Educ. 2012;16(3):187-92.

Katajavuori N, Hakkarainen K, Kuosa T, Airaksinen M, Hirvonen J, Holm Y. Curriculum reform in Finnish pharmacy education. Am J Pharm Educ. 2009;73(8):151.

Rashid MS, Sobowale O, Gore D. A near-peer teaching program designed, developed and delivered exclusively by recent medical graduates for final year medical students sitting the final objective structured clinical examination (OSCE). BMC Med Educ. 2011;11:11. doi:10.1186/1472-6920-11-11.

Ashley FA, Gibson B, Daly B, Baker SL, Newton JT. Undergraduate and postgraduate dental students’ “reflection on learning”: a qualitative study. Eur J Dent Educ. 2006;10(1):10-9.

Ruohoniemi M, Parpala A, Lindblom-Ylanne S, Katajavuori N. Relationships between students' approaches to learning, perceptions of the teaching-learning environment, and study success: a case study of third-year veterinary students. J Vet Med Educ. 2010;37(3):282-8.

Publicado

05-04-2018

Cómo citar

Braga, M. M., Lenzi, T. L., Tibério, B. P., Ferreira, F. R., Mendes, F. M., & Ekstrand, K. R. (2018). Nova proposta para ensino/treinamento na detecção de lesões de cárie: insights da implementação do método entre estudantes de graduação. Revista Da ABENO, 18(2), 2–12. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.438

Número

Sección

Artículo