O ensino de gestão nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil

Autores/as

  • Francisco Ivison Rodrigues Limeira Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Odontologia
  • Patrícia Ravena Meneses Rebouças Universidade Federal de Pernambuco Programa de Pós-Graduação em Odontologia
  • Eveline Angélica Lira de Souza Sales Rocha Universidade Estadual da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Odontologia
  • Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão Universidade Estadual da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Odontologia

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.467

Palabras clave:

Educação Superior. Educação em Odontologia. Gestão em Saúde. Administração de Serviços de Saúde. Recursos Humanos em Odontologia.

Resumen

Este estudo teve como objetivo traçar o perfil do ensino de gestão nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil. Caracteriza-se como pesquisa transversal com abordagem quantitativa a partir de dados secundários. A amostra foi composta por 327 Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem cursos graduação em Odontologia cadastrados no Ministério da Educação. A coleta ocorreu a partir de consultas aos sítios web das IES, dos quais foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de Odontologia e ementas, e observada a existência de componentes curriculares que abordassem o ensino de gestão. Quando presentes, foram colhidas as seguintes informações: região da IES, categoria administrativa da IES, natureza do componente curricular, semestre ofertado, carga horária, metodologia empregada e nomenclatura. Dos 327 cursos de graduação em Odontologia pesquisados, apenas 27,83% ofertam o ensino de gestão em suas matrizes curriculares. A maioria dos componentes curriculares é de natureza obrigatória (74,72%), ofertadas predominantemente no 8° (25,28%) e 9° (24,17%) semestres, com a carga horária variando entre 31 e 60 horas de aulas (79,12%) e natureza teóricas (60,31%). Assim, concluiu-se que o ensino de gestão é pouco explorado pelos cursos de graduação em Odontologia no Brasil, fazendo-se necessária a sua inclusão nas matrizes curriculares a fim de preparar o cirurgião-dentista para atuar na área da gestão em saúde.

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Biografía del autor/a

Francisco Ivison Rodrigues Limeira, Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Doutorando em Odontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais

Patrícia Ravena Meneses Rebouças, Universidade Federal de Pernambuco Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Doutoranda em Odontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco

Eveline Angélica Lira de Souza Sales Rocha, Universidade Estadual da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Doutoranda em Odontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba

Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão, Universidade Estadual da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Professora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba

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Publicado

28-03-2018

Cómo citar

Limeira, F. I. R., Rebouças, P. R. M., Rocha, E. A. L. de S. S., & Catão, M. H. C. de V. (2018). O ensino de gestão nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil. Revista Da ABENO, 18(1), 161–169. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.467

Número

Sección

Artículo