Saúde Bucal Coletiva e pedagogia da sala de aula invertida: possibilidades e limites no ensino de graduação

Autores/as

  • Paulo Capel Narvai Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-4769-6896
  • Anderson Gomes Mota FSP/USP.
  • Flávia Reis de Andrade Universidade de Brasília.
  • Paulo Frazão Faculdade de Saúde Pública da USP.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.483

Palabras clave:

Saúde Coletiva. Ensino Odontológico. Pedagogia. Aprendizagem Ativa. Aprendizado a Distância.

Resumen

Trata-se de relato da experiência desenvolvida no âmbito da disciplina de graduação “Saúde Pública, Saúde Coletiva e Saúde Bucal Coletiva”, da Universidade de São Paulo, ministrada sob o referencial pedagógico da sala de aula invertida, com apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, construído especificamente para este fim na plataforma Moodle da USP. Em sala de aula os alunos elaboraram um Projeto Aplicativo (PA), o qual implicava caracterizar a atenção à saúde bucal em territórios específicos, identificando os problemas de saúde bucal, os recursos disponíveis para enfrentar os problemas e o modo como esses recursos vêm sendo empregados. O objetivo pedagógico do PA foi mobilizar e articular os principais aspectos teóricos da disciplina, possibilitando identificar características contrastantes entre os territórios e estimulando a análise comparativa. Textos desencadeadores de apoio foram disponibilizados e geraram elencos de questões e comentários analisados em sala de aula. Cada PA foi apresentado no último dia de aula. Os autores argumentam que é possível desenvolver, no ensino de graduação, práticas pedagógicas que ousem inverter o papel da sala de aula e colocar o estudante efetivamente no centro do processo ensino-aprendizagem. Paradoxalmente, porém, tais possibilidades de inovação pedagógica não vêm sendo relatadas na literatura sobre o ensino odontológico brasileiro, sequer em disciplinas do campo da saúde coletiva.

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Biografía del autor/a

Paulo Capel Narvai, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo

CD Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva. Doutor e Livre-Docente em Saúde Pública. Professor Titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde, da FSP/USP.

Anderson Gomes Mota, FSP/USP.

CD Sanitarista. Mestre em Saúde Pública.

Flávia Reis de Andrade, Universidade de Brasília.

Doutora em Bioética. Professor Adjunto I, Disciplina de Epidemiologia, Faculdade de Ceilândia, UnB.

Paulo Frazão, Faculdade de Saúde Pública da USP.

CD Sanitarista. Doutor em Saúde Pública. Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública da USP.

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Publicado

28-03-2018

Cómo citar

Narvai, P. C., Mota, A. G., Andrade, F. R. de, & Frazão, P. (2018). Saúde Bucal Coletiva e pedagogia da sala de aula invertida: possibilidades e limites no ensino de graduação. Revista Da ABENO, 18(1), 124–133. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.483

Número

Sección

Artículo