Integração ensino-serviço-gestão na saúde bucal em Santa Maria e região: relato de experiência em estágio curricular acadêmico e Residência Multiprofissional
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.484Palabras clave:
Serviços de Integração Docente-Assistencial. Serviços de Saúde. Gestão de Serviços de SaúdeResumen
Os autores descrevem as experiências de integração ensino-serviço-gestão entre a Universidade Federal de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. O objetivo é apontar as principais ações planejadas e executadas por docentes, gestores, residentes e estudantes de graduação destas três instâncias. O envolvimento dos estudantes de graduação nas atividades de estágio obrigatório é avaliado por meio da análise dos relatórios e as experiências de formação em serviço dos residentes da Residência Multiprofissional por meio de registro das atividades realizados nos serviços públicos de saúde do município. Aborda-se os avanços alcançados na implementação das ações, as dificuldades e as potencialidades encontradas na sua articulação, além da importância dos espaços de integração destas instâncias como ambientes privilegiados na formação dos cirurgiões-dentistas e dos estagiários da Odontologia. O estreitamento das relações entre a Residência Multiprofissional em Saúde e a gestão municipal e regional permitiu a concretização de espaços de interlocução entre profissionais em formação, docentes, gestores e usuários do serviço, proporcionando a reflexão sobre o processo de produção do cuidado, bem como a corresponsabilização pela formação profissional e pela qualidade do serviço de saúde.
Descargas
Citas
Freitas STF. História social da cárie dentária. Bauru: EDUSC; 2001, 126p.
Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ. Currículo integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface Comum Saúde Educ. 2012; 16(41): 529-42.
Kovaleski DF, Freitas SFT, Botazzo C. Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho. Ciênc Saúde Coletiva. 2006; 11(1):97-103.
González, AD. Mudança na formação superior de profissionais de saúde: experiências de ativadores do Paraná. [Dissertação]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina; 2008.
Morin E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Almeida MC, Carvalho EA. (Org.). 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Albuquerque VS, Gomes AP, Rezende CHA, Sampaio MX, Dias OV, Lugarinho RM. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudanças na formação superior dos profissionais da saúde. Rev Bras Educ Méd. 2008;32(3): 356-62.
Zarpelon LFB, Batista NA, Terencio ML. Integração ensino-serviço no contexto das escolas médicas brasileiras: revisão integrativa. Ciênc Saúde Coletiva. 2017. [Acesso em 25 set. 2017]. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/integracao-ensinoservico-no-contexto-das-escolas-medicas-brasileiras-revisao-integrativa/16087
Lima LL, Jorge MSB, Gomes ILV, Morais JB. Sentidos e significados da integralidade e interdisciplinaridade na formação em saúde. In: Jorge MSB, Lima LL, Pinto AGA (Orgs). Caminhos da formação em saúde: políticas, desafios e contradições - ensino, pesquisa, cuidado e gestão. Fortaleza: EdUECE; 2012.
Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle Social. Physis. 2004;14(1):41-65.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).