A valoração do Estágio Supervisionado na Unidade de Saúde da Família pelos alunos de Odontologia: quais fatores influenciam sua percepção?
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.486Palabras clave:
Educação em Odontologia. Desenvolvimento de Pessoal. Sistema Único de Saúde. Saúde da Família.Resumen
O estágio extramuros é uma importante estratégia pedagógica utilizada na formação das profissões da saúde no sentido de fomentar uma prática mais integral e compreensiva do ponto de vista social, sobretudo quando desenvolvido em cenários reais de serviços públicos do Sistema Único de Saúde. Essas experiências nem sempre são bem aceitas pelos alunos, de forma que explorar os fatores que interferem nessa valoração pode ser útil para aprimorar essa atividade. O objetivo do presente estudo foi explorar quais percepções dos alunos de um curso de Odontologia influenciam a valoração a respeito da importância do estágio em Unidades de Saúde da Família na sua formação profissional. Um total de 185 alunos que realizaram estágio durante seus últimos anos de graduação participaram da pesquisa. Os dados foram obtidos por meio de formulários eletrônicos compostos por questões sobre o funcionamento e condições de trabalho nas unidades de saúde (variáveis independentes) e pela valoração de importância atribuída ao estágio (variável dependente). Os alunos que perceberam falta de material de consumo (OR= 2,17, IC= 1,20 - 4,00), limpeza e higienização incompatíveis com a prestação de serviços de saúde (OR= 7,69, = 2,32 – 25,00) e a falta de respostas satisfatórias por parte dos trabalhadores das equipes de saúde aos usuários (OR= 4,34, IC= 1,63 - 11,11) tiveram maiores chances de considerar a experiência como não-importante. Concluiu-se que problemas infraestruturais e aporias do cotidiano dos serviços parecem influenciar numa valoração negativa do estágio por parte dos alunos, apontando a necessidade de um maior apoio do corpo docente para transformar essa leitura da realidade em produtos pedagógicos importantes aos alunos
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