Inserção no mundo do trabalho odontológico: percepção de graduandos em Odontologia sobre habilidades adquiridas e expectativas

Autores/as

  • Taiomara Vieira Mania Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-7923-7657
  • Andrea Maria Duarte Vargas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Efigênia Ferreira Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.563

Palabras clave:

Estudantes de Odontologia. Competência Profissional. Ensino. Setor de Assistência à Saúde.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a autopercepção do estudante de odontologia quanto às habilidades adquiridas na graduação para o início de suas atividades profissionais, além de identificar aspectos de seu projeto profissional. Os estudantes do décimo período de duas Instituições de Ensino Superior responderam a um questionário autoaplicável, com perguntas relacionadas às habilidades e competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia, e relativas ao seu projeto inicial de vida profissional.  Dos 132 questionários distribuídos, 103 foram respondidos. A maioria dos estudantes considerou iniciar carreira em clínica privada e/ou pública (87; 84,46%), como prestador de serviços. Planejam continuidade de estudos em cursos de especialização e ou aperfeiçoamento (72; 69,89%); têm segurança em habilidades clínicas relacionadas a procedimentos de Atenção Básica (>70%) e bem menos em procedimentos especializados. Quanto às habilidades gerais apresentam dificuldades em termos de liderança e gerenciamento (<42,71). Não são fluentes em língua estrangeira (28,15%,) e apresentam expectativas de ganhos financeiros próximas à realidade. Compreendem bem o mundo do trabalho, percebem a necessidade de continuar os estudos, estão seguros de algumas habilidades gerais e clínicas adquiridas e percebem que algumas estão insuficientes. Rever o modo de ensinar, a relação ensino-aprendizagem e a metodologia de avaliação pode ser um caminho para tornar vivas as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Odontologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taiomara Vieira Mania, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Odontologia, área de concentração Saúde Coletiva.

Efigênia Ferreira Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Doutora, Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais.

Citas

Barros JAC. Pensando o processo saúde-doença: a que responde o modelo biomédico? Saúde Soc. 2002;11(1): 67-84.

Cruvinel VRN, Franco EJ, Bezerra L, Alves MM, Miranda AF, Carvalho DR. A formação do cirurgião-dentista generalista na Universidade Católica de Brasília. Rev ABENO. 2010; 10(2):5-11.

Ferreira NP, Ferreira AP, Freire MCM. Mercado de trabalho na Odontologia: contextualização e perspectivas. Rev Odontol UNESP. 2013; 42(4):304-9.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, 1: 10, 2002.

Souza FA, Paiano M. Desafios e dificuldades enfrentadas pelos profissionais de enfermagem em início de carreira. REME Rev Min Enferm. 2011;15(2):267-73.

Gondim SMG. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estud Psicol. 2002; 7(2): 299-309.

Zitzmann NU, Yoon-Buchel N, Buhler J, Dettwiler CA, Weiger R. Evaluation of the dental curriculum at the University of Basel - Does the Master of dental medicine adequately prepare for the professional practice? Swiss Dent J SSO. 2016;126(12): 1134-9.

Bleicher L. Precarização do trabalho do cirurgião-dentista na cidade de Salvador, Bahia. Rev Baiana Saúde Pública. 2012; 6(3):668-82.

Halawany HS, Binassfour AS, AlHassan WK, Alhejaily RA, Maflehi NA, Jacob V, et al. Dental specialty, career preferences and their influencing factors among final year dental students in Saudi Arabia. Saudi Dent J. 2017; 29(1):15-23.

Costa SM, Silveira MF, Durães SJA, Abreu MHNG, Bonan PRF. Perceptions of dental students regarding dentistry, the job Market and the public healthcare system. Ciênc Saúde Colet. 2012;17(5):1285-96.

Che Musa MF, Bernabe E, Gallagher JE. Career expectations and influences among dental students in Malaysia. Int Dent J. 2016;66(4):229-36.

Matos MS, Tenório RM. Expectativas de estudantes de Odontologia sobre o campo de trabalho odontológico e o exercício profissional. Rev Bras Pesqui Saúde. 2011; 13(4):10-21.

Whitney EM, Walton JN, Aleksejuniene J, Schonwetter DJ. Graduating dental students’ views of competency statements: importance, confidence, and time trends from 2008 to 2012. J Dent Educ. 2015;79(3):322-30.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n°2/2007. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 2007

Honey J, Lynch CD, Burke FM, Gilmour ASM. Ready for practice? A study of confidence levels of final year dental students at Cardiff University and University College Cork. Eur J Dent Educ. 2011;15(2):98-103.

Leadbeatter D, Peck C. Are dental students ready for supercomplex dental practice? Eur J Dent Educ. 2018;22(1):e116-e121.

Lichtenstein N, Ensmann I, Haak R, Hallal H, Kupke J, Matthes J, et al. "May I help you?" – Evaluation of the new student service at the reception desk during the clinical courses at the Department of Operative Dentistry and Periodontology as a part of a longitudinal curriculum of social and communicative competences for dental students. GMS Z Med Ausbild. 2015;32(3):1-18.

Pereira RCA, Rivera FJU, Artmann E. The multidisciplinary work in the family health strategy: a study on ways of teams. Interface (Botucatu). 2013;17(45): 327-40

Badger GR, Fryer CES, Giannini PJ, Townsend JA, Huja S. Helping dental students make informed decisions about private practice employment options in a changing landscape. J Dent Educ. 2015;79(12):1396-401.

Divaris K, Barlow PJ, Chendea SA, Cheong WS, Dounis A, Dragan IF, et al. The academic environment: the students’ perspective. Eur J Dent Educ. 2008;12(1):120-30.

Morse Z, Nakahara S. English language education in Japanese dental schools. Eur J Dent Educ. 2001; 5(4):168-72.

Takehara S, Wright FAC, Kawaguchi Y, Ishida Y, Morio I, Tagami J. Characteristics of undergraduate dental students in Japan: English competency and willingness to study abroad. Int Dent J. 2016;66(5):311-7.

Takehara S, Wright FAC, Kawaguchi Y, Ishida Y, Morio I, Tagami J. Characteristics of undergraduate dental students in Japan: English competency and willingness to study abroad. Int Dent J. 2016;66(5):311-7.

El Tantawi M, Al-Ansari A, Sadaf S, AlHumaid J. Evaluating the English language scientific writing skills of Saudi dental students at entry level. EMHJ. 2016; 22(2): 148-53.

Matos MS, Tenório RM. Expectativas de estudantes de Odontologia sobre o campo de trabalho odontológico e o exercício profissional. Rev Bras Pesqui Saúde. 2011; 13(4):10-21.

Brasil. Secretaria de Assuntos Estratégicos. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura. Radar: tecnologia, produção e comércio exterior. Brasília: Ipea, 2013.

Publicado

20-08-2018

Cómo citar

Mania, T. V., Vargas, A. M. D., & Ferreira, E. F. (2018). Inserção no mundo do trabalho odontológico: percepção de graduandos em Odontologia sobre habilidades adquiridas e expectativas. Revista Da ABENO, 18(3), 148–158. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.563

Número

Sección

Artículo