Aplicativos móveis para ensino e assistência odontológica: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.574Palabras clave:
Aplicativos Móveis. Odontologia. Informática.Resumen
Este estudo teve como objetivo identificar o estado da arte atual e as tendências de pesquisas que utilizam aplicativos móveis na Odontologia por meio de uma revisão integrativa. Realizaram-se buscas nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, utilizando os termos “mobile application”, “Dentistry” e “informatics”, e no Google Acadêmico, para abarcar a literatura cinza, com os mesmos termos na língua portuguesa, sem período de tempo determinado. Os títulos e resumos de todos os artigos encontrados foram lidos por dois pesquisadores de forma independente. Foram incluídas pesquisas oriundas de dados primários e que estivessem relacionados apenas à saúde bucal, cujo meio de informação fosse smartphones, nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Além disso, os artigos publicados em periódicos científicos foram analisados em relação aos itens atribuídos no checklist do STROBE Statement. Foram encontrados 911 estudos. Após a leitura de todos os títulos e resumos, foram excluídos 897, totalizando 14 estudos para leitura na íntegra. Nove artigos foram incluídos no estudo, classificados em estudos com foco profissional (6) e estudos com foco acadêmico (3). Os dados descritos nos estudos deixam claro a crescente adoção do uso dos aplicativos como recursos educacionais e assistenciais. A criação de aplicativos móveis direcionados à Odontologia é apropriada, tanto no ensino, como uma nova possibilidade de construir conhecimento, quanto para o uso profissional, já que é inegável a disseminação global do uso de dispositivos móveis.
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