Estágios curriculares de Odontologia nos serviços públicos de saúde após as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002

Autores/as

  • Eliana Freire dos Santos
  • Fábio Barbosa de Souza
  • Márcia Maria Cabral de Melo Dantas
  • Sílvia Regina Jamelli
  • Elaine Judite de Amorim Carvalho Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-0446-6820

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.589

Palabras clave:

Estágios. Educação em Odontologia. Currículo.

Resumen

O estágio curricular supervisionado nos serviços públicos de saúde, tal qual recomendado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), possibilita aos estudantes de Odontologia a proximidade com realidades e condutas profissionais diferentes daquelas que caracterizam sua rotina na prática clínica intramuros. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre os estágios curriculares dos cursos de Odontologia nos serviços públicos de saúde brasileiros após as DCN publicadas em fevereiro de 2002 e assim estimular a reflexão sobre sua importância para a formação profissional contemporânea. Foi realizada uma revisão de literatura narrativa, baseada nos dados obtidos a partir da consulta em bases de dados (PubMed, SciELO, LILACS e Google Acadêmico), selecionando documentos publicados entre janeiro de 2010 e maio de 2017. A amostra final foi constituída por 15 publicações agrupadas nas seguintes categorias: relatos de experiência vivenciada no estágio curricular, percepção dos estudantes quanto ao estágio curricular e avaliação dos processos pedagógicos, técnicos e políticos na implantação do estágio. Conclui-se que os estágios curriculares das universidades brasileiras são espaços de aprofundamento no campo de trabalho que buscam aproximar os estudantes da realidade do sistema público de saúde, com intenção de formar profissionais humanitários, preocupados com o respeito e o cuidado da sociedade.

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Biografía del autor/a

Elaine Judite de Amorim Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva da UFPE

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Publicado

15-12-2018

Cómo citar

Santos, E. F. dos, Souza, F. B. de, Dantas, M. M. C. de M., Jamelli, S. R., & Carvalho, E. J. de A. (2018). Estágios curriculares de Odontologia nos serviços públicos de saúde após as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002. Revista Da ABENO, 18(4), 31–39. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.589

Número

Sección

Artículo