Implementação e avaliação de um curso blended learning de Bioquímica para estudantes de Odontologia

Autores/as

  • Paulo Henrique Tomazinho Universidade Positivo
  • Thais Mariana Neves Chaves Universidade Positivo
  • Flávia Sens Fagundes Departamento de Odontologia / Universidade Positivo
  • Marilisa Caneiro Leão Gabardo Universidade Positivo
  • Eduardo Pizzatto Universidade Positivo
  • Carla Castiglia Gonzaga Universidade Positivo
  • João Armando Brancher Departamento de Odontologia / Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.599

Palabras clave:

Educação. Odontologia. Metodologias Ativas.

Resumen

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de estudantes do curso de Odontologia na disciplina de Bioquímica por meio do uso da metodologia Blended Learning. Para isso formaram-se dois grupos: um composto por estudantes que cursaram a disciplina de Bioquímica no formato tradicional no ano de 2015, denominado grupo em classe (EC); e outro com aqueles que cursaram a mesma disciplina  no formato Blended Learning no ano de 2016, denominado grupo BL. Os objetivos de aprendizagem, o conteúdo apresentado e as avaliações foram os mesmos para ambos. O desempenho dos estudantes foi mensurado por meio de avaliações bimestrais presenciais e individuais com níveis de dificuldade semelhantes entre os grupos. Os resultados obtidos foram analisados utilizando o teste ANOVA a dois fatores, com nível de significância de 0,05. No ano de 2015 participaram da pesquisa 198 estudantes, 54,4% do gênero feminino e 45,5% do gênero masculino. No ano de 2016, 148 estudantes participaram da pesquisa, também com predomínio de estudantes do gênero feminino (52,7%).  Os estudantes do grupo BL obtiveram melhores resultados no 1º, 2º e 3º bimestres (p<0,05). A média anual dos estudantes do grupo BL também foi melhor do que a média do grupo EC. Este estudo sugere que a metodologia Blended Learning propicie maior ganho de conhecimento aos estudantes quando comparada à metodologia de ensino centrada em aulas presenciais.

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Biografía del autor/a

Paulo Henrique Tomazinho, Universidade Positivo

Departamento de Odontologia

Thais Mariana Neves Chaves, Universidade Positivo

Departamento de Odontologia

Flávia Sens Fagundes, Departamento de Odontologia / Universidade Positivo

Departamento de Odontologia

Marilisa Caneiro Leão Gabardo, Universidade Positivo

Departamento de Odontologia

Eduardo Pizzatto, Universidade Positivo

Departamento de Odontologia

Carla Castiglia Gonzaga, Universidade Positivo

Departamento de Odontologia

João Armando Brancher, Departamento de Odontologia / Universidade Positivo

Departamento de Odontologia

Citas

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Publicado

29-12-2018

Cómo citar

Tomazinho, P. H., Chaves, T. M. N., Fagundes, F. S., Gabardo, M. C. L., Pizzatto, E., Gonzaga, C. C., & Brancher, J. A. (2018). Implementação e avaliação de um curso blended learning de Bioquímica para estudantes de Odontologia. Revista Da ABENO, 18(4), 140–147. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.599

Número

Sección

Artículo