Educação em saúde no segmento adolescente sob a perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Maria Inês Miranda Pacheco Universidade Federal de Uberlândia
  • Liliane Parreira Tannús Gontijo Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-5762-1591
  • Marisa Aparecida Elias Universidade Federal de Uberlândia
  • Daniella Aparecida de Sousa Alves Universidade federal de Uberlândia
  • Eduarda Franco Rocha Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia
  • Isabel Cristiane de Noronha Universidade Federal de Uberlândia
  • Thiago Artur de Morais Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.704

Palabras clave:

Adolescentes. Educação em Saúde. Aprendizagem.

Resumen

Trata-se de um estudo sobre prática da educação em saúde, com ênfase no autocuidado bucal e fundamentado nas Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA). As metodologias ativas possuem, dentre suas características, o deslocamento do protagonismo do educador para o educando, incentivando a sua inserção como principal responsável pela sua aprendizagem. Objetivou interagir, debater e promover a saúde e o autocuidado, com destaque na saúde bucal, de acordo com a realidade do grupo de adolescentes no contexto do Sistema Único de Saúde. O estudo foi desenvolvido por meio de duas oficinas, totalizando a participação de 40 adolescentes, em dias distintos e sequenciados. Centrou-se na reflexão do cotidiano, nos interesses, necessidades e nos contextos social e cultural dos adolescentes, buscando estimular um processo de desconstrução/construção de conhecimentos, propiciando a busca de novos e diferentes saberes. A experiência da prática educativa relatada recebeu avaliação positiva na percepção de seus educandos, bem como facilitou o diálogo e a interação entre os mediadores e adolescentes. Verificou-se a participação intensa dos adolescentes durante as oficinas e a reflexão crítica sobre o cuidado em saúde, ligada aos problemas da vida. A prática educativa promoveu a construção de possibilidades compartilhadas ao lidar com adversidades cotidianas e conflitos familiares, pois revelou-se exitosa e repleta de potencialidades crítico-reflexivas na tomada de decisão em saúde, segundo a visão dos adolescentes.

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Biografía del autor/a

Maria Inês Miranda Pacheco, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Uberlândia - MG.

Liliane Parreira Tannús Gontijo, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora Titular da área de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia- MG.  

Marisa Aparecida Elias, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora Titular da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia – MG.

Daniella Aparecida de Sousa Alves, Universidade federal de Uberlândia

Residente da Área de Concentração em Saúde Coletiva do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde da Faculdade de Medicina Universidade Federal de Uberlândia – MG.

Eduarda Franco Rocha Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Residente da Área de Concentração em Saúde Coletiva do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde da Faculdade de Medicina Universidade Federal de Uberlândia – MG.

Isabel Cristiane de Noronha, Universidade Federal de Uberlândia

Residente da Área de Concentração em Saúde Coletiva do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde da Faculdade de Medicina Universidade Federal de Uberlândia – MG.

Thiago Artur de Morais, Universidade Federal de Uberlândia

Residente da Área de Concentração em Saúde Coletiva do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde da Faculdade de Medicina Universidade Federal de Uberlândia – MG.

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Publicado

23-11-2019

Cómo citar

Pacheco, M. I. M., Gontijo, L. P. T., Elias, M. A., Alves, D. A. de S., Gonçalves, E. F. R., de Noronha, I. C., & de Morais, T. A. (2019). Educação em saúde no segmento adolescente sob a perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Revista Da ABENO, 19(3), 37–49. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.704

Número

Sección

Artículo