Evolução da autoconfiança e segurança de estudantes após aprendizagem utilizando manequins em Periodontia

Autores/as

  • Mariane Izabele Forte Universidade Federal do Paraná
  • Paulo Henrique Chagas Universidade Federal do Paraná
  • Gabriel Guidio Guarenghi Universidade Federal do Paraná
  • Joao Paulo Steffens Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-6071-553X

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.783

Palabras clave:

Avaliação Educacional. Confiança. Manequins. Periodontia. Laboratórios Odontológicos.

Resumen

A simulação no ensino em saúde é uma ferramenta que permite ao estudante uma aprendizagem em ambiente protegido e controlado, livre de intercorrências e com devolutiva instantânea da tarefa desempenhada. Na simulação, o docente pode intervir a qualquer momento, o que o auxilia na avaliação e instrução do estudante. O objetivo deste estudo foi avaliar a evolução da autoconfiança e segurança de estudantes após aprendizagem simulada utilizando manequim em um componente curricular de Periodontia e sua correlação com desempenho prático. Questionários utilizando escala visual analógica (EVA), escala numérica de 101 pontos (NRS-101) e escala verbal de 4 pontos (VRS-4) foram aplicados aos estudantes da Disciplina de Periodontia I da Universidade Federal do Paraná  no primeiro semestre de 2018, em três momentos: 1) antes do início das atividades práticas; 2) após a fase laboratorial; e 3) após a fase clínica. Os dados obtidos foram comparados entre si pelo tempo de aplicação e correlacionados com a nota prática final. Os estudantes demonstraram maior autoconfiança e segurança no final do que no início do período (Friedman; p<0,05). Essa evolução foi notada principalmente entre a primeira e segunda aplicações dos questionários, ou seja, após a fase laboratorial simulada em manequim. Houve correlação entre autoconfiança e segurança aferidas pela NRS-101 e o desempenho prático (Spearman; r=0,3948 e r=0,3771, respectivamente; p<0,05). Observou-se aumento de autoconfiança e segurança dos estudantes após aprendizagem simulada em manequim, que se mostrou ligeiramente mais valiosa para evolução desses quesitos em comparação à experiência clínica.

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Biografía del autor/a

Mariane Izabele Forte, Universidade Federal do Paraná

Grasuanda em Odontologia

Universidade Federal do Paraná

Paulo Henrique Chagas, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Odontologia

Gabriel Guidio Guarenghi, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Odontologia

 

Joao Paulo Steffens, Universidade Federal do Paraná

Profesor Adjunto

Departamento de Estomatologia

Área de Periodontia

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Publicado

10-07-2019

Cómo citar

Forte, M. I., Chagas, P. H., Guarenghi, G. G., & Steffens, J. P. (2019). Evolução da autoconfiança e segurança de estudantes após aprendizagem utilizando manequins em Periodontia. Revista Da ABENO, 19(1), 106–114. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.783

Número

Sección

Artículo