Formação em Odontologia: desafios para o desenvolvimento docente e efetiva inclusão do Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.850Palabras clave:
Educação em Odontologia. Currículo. Aprendizagem. Sistema Único de Saúde.Resumen
As dificuldades enfrentadas para a efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação de Odontologia são reflexos da dificuldade de operar mudanças num sistema educacional que permaneceu por décadas refém do currículo mínimo e com resistência ideológica em aderir a propostas que se baseiem na produção do cuidado. Visando enfrentar essas dificuldades, o presente estudo buscou verificar a aplicabilidade de critérios de avaliação da formação em Odontologia com foco na formação voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e na abordagem pedagógica. Realizou-se estudo documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, aplicação de matriz de critérios e entrevista com os coordenadores de quatro cursos de Odontologia de instituições públicas e privadas. A percepção dos coordenadores configurou-se espaço privilegiado para reflexão sobre os avanços e limitações do projeto pedagógico, servindo como processo de autoavaliação sobre os principais desafios a serem enfrentados. É nítida a necessidade de nova regulamentação prevendo a obrigatoriedade de vínculo formal com o SUS, em especial no estágio curricular, assim como estratégias que contribuam efetivamente para o desenvolvimento docente permanente, viabilizando a construção de currículos integrados e incorporação efetiva de metodologias ativas de aprendizagem.
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