Orientação acadêmica: percepções de discentes e docentes sobre a prática pedagógica na formação em Odontologia

Autores/as

  • Raul Elton Araújo Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruno Cesar de Vasconcelos Gurgel Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Cristina dos Santos Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Patrícia dos Santos Calderon Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.901

Palabras clave:

Educação em Odontologia. Docentes de Odontologia. Desenvolvimento de Pessoal.

Resumen

O estudo objetivou avaliar o papel da orientação acadêmica e os desafios atuais relacionados a essa prática pedagógica durante a formação acadêmica em Odontologia, na percepção de docentes e discentes. Trata-se de estudo de natureza quantiqualitativa, desenvolvido no curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados, respondidos por 106 estudantes e 15 professores de Odontologia com experiência em orientação acadêmica. A análise quantitativa dos resultados utilizou estatísticas descritivas e, na sequência, realizou-se avaliação qualitativa por meio da técnica de análise de conteúdo. As percepções discentes demostraram fragilidades no desempenho dos professores orientadores acadêmicos, principalmente em relação ao vínculo com a turma, período e frequência dos encontros, assim como metodologia adotada. Os docentes apontaram a necessidade de estratégias de educação permanente, visando sua qualificação para o exercício dessa função. Conclui-se que existe subaproveitamento dessa prática pedagógica na formação em Odontologia. Para superar esta fragilidade e os desafios inerentes à prática, na visão dos discentes é necessário que os orientadores acadêmicos se tornem mais presentes no cotidiano universitário desde o primeiro período, com orientações precoces sobre as suas obrigações e mediando o processo de formação acadêmica em todas as fases do curso. Para os docentes, é necessário investir em processos permanentes de desenvolvimento docente.

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Biografía del autor/a

Raul Elton Araújo Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bruno Cesar de Vasconcelos Gurgel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Cristina dos Santos Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Patrícia dos Santos Calderon, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

22-05-2020

Cómo citar

Araújo Borges, R. E., de Vasconcelos Gurgel, B. C., dos Santos Medeiros, M. C., & Santos Calderon, P. dos. (2020). Orientação acadêmica: percepções de discentes e docentes sobre a prática pedagógica na formação em Odontologia. Revista Da ABENO, 20(1), 139–147. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.901

Número

Sección

Artículo