Avaliação do nível de conhecimento de acadêmicos de Odontologia sobre fotopolimerização

Autores

  • Ana Luisa Cassiano Alves Bezerra Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco, FOP/UPE.
  • Tereza Januária Januária Costa Dias Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.
  • Márcia de Almeida Duão Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco, FOP/UPE.
  • Gabriela Queiroz de Melo Monteiro Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco, FOP/UPE.
  • Anderson Stevens Leônidas Gomes Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1065

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Polimerização, Resinas Compostas.

Resumo

O sucesso clínico de materiais resinosos é dependente de uma adequada polimerização. Diversos materiais fotoativados são utilizados frequentemente nas clínicas-escola de Odontologia. O objetivo desse estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos acadêmicos do 10º período de Odontologia do Centro Universitário Maurício de Nassau, Recife/PE, sobre fotopolimerização, por meio de questionário. Os dados foram tabulados e analisados por meio de estatísticas descritivas, teste Qui-quadrado de Pearson e teste Exato de Fischer, com nível de significância de 5% (p<0,05). Os resultados demonstram que 83,8% dos estudantes não possuem fotopolimerizador, 72,9% não conhecem a potência do aparelho, 56,2% não sabem qual é a potência mínima ideal e apenas 8,5% sabem o nome do aparelho aferidor da irradiância / potência.  Além disso, 48,5% não sabem o comprimento de onda ideal para fotoativação de resina composta e 69,2% desconhecem o tipo de aparelho que utilizam (monowave ou poliwave). Em relação ao tempo de fotopolimerização, 60,8% afirmaram utilizar 20 segundos em resinas compostas convencionais e 38,5% utilizam por 40 segundos em resinas compostas Bulk-fill. Embora 84,6% afirmem usar aparelhos fotopolimerizadores frequentemente, apenas 26,9% sabem a distância ideal da ponteira à restauração. Além disso, 51,5% relataram que fazem a limpeza e desinfecção com álcool 70GL e 45,4% usam barreira plástica. Nesse contexto, pode-se concluir que o nível do conhecimento dos acadêmicos em relação à fotopolimerização foi insatisfatório, exigindo uma abordagem e avaliação mais efetivas para que os discentes tenham consciência da importância clínica deste procedimento e suas consequências.

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Biografia do Autor

Ana Luisa Cassiano Alves Bezerra, Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco, FOP/UPE.

Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia, Universidade de Pernambuco, Pernambuco - PE, Brasil.

Tereza Januária Januária Costa Dias, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.

Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco.

Márcia de Almeida Duão, Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco, FOP/UPE.

Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia, Universidade de Pernambuco, Pernambuco - PE, Brasil.

Gabriela Queiroz de Melo Monteiro, Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco, FOP/UPE.

Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia, Universidade de Pernambuco, Pernambuco - PE, Brasil.

Anderson Stevens Leônidas Gomes, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.

Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Bezerra, A. L. C. A. ., Dias, T. J. J. C., Duão, M. de A. ., Monteiro, G. Q. de M. ., & Gomes, A. S. L. . (2021). Avaliação do nível de conhecimento de acadêmicos de Odontologia sobre fotopolimerização. Revista Da ABENO, 21(1), 1065. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1065

Edição

Seção

Artigos