Atividades extramuros na ótica de egressos do curso de graduação em odontologia

Autores

  • Suzely Adas Saliba Moimaz Professora Adjunto da Faculdade de Odontologia de Araçatuba e Livre-Docente em Educação Odontológica.
  • Nemre Adas Saliba Professora Titular da Faculdade de Odontologia de Araçatuba/UNESP.
  • Cléa Adas Saliba Garbin Professora Adjunto da Faculdade de Odontologia de Araçatuba/UNESP.
  • Lívia Guimarães Zina Doutoranda em Odontologia Preventiva e Social pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i1.1374

Palavras-chave:

Educação em odontologia. Relações comunidade-instituição. Serviços de saúde. Avaliação educacional. Odontologia comunitária. Recursos humanos em odontologia.

Resumo

A participação de acadêmicos da área da saúde em atividades extramuros possibilita o conhecimento e atuação nas dimensões estruturais dos serviços públicos de saúde e faz parte da proposta das diretrizes curriculares dos cursos de graduação em odontologia e das recomendações da lei 8080 que regulamenta o Serviço Único de Saúde. O objetivo deste trabalho foi avaliar o Serviço Extramuro Odontológico (SEMO) e suas atividades correspondentes, sob a ótica dos egressos da FOA-UNESP. Foi realizado um estudo descritivo transversal, de abordagem quali-quantitativa. Foi enviado por correio um questionário abordando diversos aspectos relacionados ao SEMO, para 76 ex-alunos formados em 2003. Os dados obtidos foram submetidos à análise quantitativa pelo software Epi Info. Para interpretação das questões abertas, utilizou-se o modelo Análise de Conteúdo. Retornaram respondidos 47% do total enviado, sendo que 100% destes afirmaram que a participação no SEMO foi satisfatória. Vários fatores foram relacionados à contribuição do SEMO na formação profissional, como conhecimento da realidade e contexto social (21,2%) capacidade de adaptação de recursos disponíveis (18,2%) e contato com a realidade (15,2%). Por meio da técnica de associação de palavras, foram identificadas categorias como “Importância do SEMO” (100%), “realidade social” (53,1%), e “ensino” (40,6%). Dentre algumas dificuldades encontradas, foram listadas as deficiências na infra-estrutura (63,6%). Os objetivos propostos pelo SEMO foram plenamente e razoavelmente alcançados para 36,4% e 63,6% dos ex-alunos, respectivamente. O SEMO foi avaliado pelos egressos como uma experiência válida, contribuindo na sua capacitação para atuarem com eficiência e resolutividade no Sistema Único de Saúde. D

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Publicado

26-01-2008

Como Citar

Saliba Moimaz, S. A., Saliba, N. A., Saliba Garbin, C. A., & Zina, L. G. (2008). Atividades extramuros na ótica de egressos do curso de graduação em odontologia. Revista Da ABENO, 8(1), 23–29. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i1.1374

Edição

Seção

Artigos